Não houve filas no local
O prazo para o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) com desconto de 20% termina nesta sexta-feira (23), mas o movimento foi tranquilo para quem compareceu de última hora na Central do IPTU, no anexo ao da prefeitura. Para garantir a redução tinha até contribuinte tentando quitar seus débitos para conseguir o desconto.
Nesta tarde, não foram registrados filas e cerca de 100 pessoas foram até a Central do IPTU, que contava com 20 guichês. Os atendimentos não demoravam muito, apesar do número de pessoas no saguão. Os atendimentos encerraram às 16:00.
Entre as pessoas que correm para garantir o desconto estava a auxiliar de serviços gerais, Patrocinia Elesbão, de 41 anos, que contou ter vindo em cima da hora porque os horários de atendimento do local coincidam com o de seu trabalho.
Nesta sexta, ela conseguiu sair de seu expediente um pouco mais cedo para ir até à Central. “Se não tivesse saído mais cedo, não conseguiria chegar a tempo e perderia o desconto, que é um dinheiro que faria falta”, comentou.
Em cima da hora também compareceu o professor de literatura, Carlos José da Silva, de 50 anos, que contou ter ido até o local para tentar renegociar o débito do IPTU do ano passado para tentar garantir o desconto. “Estou numa correria porque preciso renegociar para depois ir no banco, pagar, para poder pegar o desconto deste ano”, explicou.
Outro contribuinte que estava no local para quitar seu débito anterior foi o retificador de motores, Wilson de Oliveira, 49 anos. “Tomara que o prazo de com desconto seja prorrogado”, disse. Resolvendo a situação ainda nesta sexta, ele contou que consegue pagar no início do próximo mês, mesmo sem o desconto.
Além da movimentação para conseguir uma redução no carnê, a Central atendeu também quem tinha dúvidas em relação com o pagamento deste ano. A dona de casa, Nair Drumound, 75 anos, foi até o local para reaver o valor que ela pagou na primeira versão do IPTU, quando veio com a taxa de lixo incluída.
Após pedir o ressarcimento no dia 12 de fevereiro, ela foi conferir se já podia receber. “Vim ver se já está disponível o valor”, contou.