Pular para o conteúdo
Cotidiano

TRT 24 manda shopping instalar creches para filhos de funcionárias

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24) determinou que o shopping Campo Grande deverá oferecer creches onde trabalhadoras possam acomodar, sob vigilância e assistência, seus filhos no período da amamentação. O tribunal considerou que esta é uma responsabilidade do estabelecimento e não dos lojistas que nele se instalam. Em voto, o desembargador Nery […]
Arquivo -

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24) determinou que o shopping deverá oferecer creches onde trabalhadoras possam acomodar, sob vigilância e assistência, seus filhos no período da amamentação. O tribunal considerou que esta é uma responsabilidade do estabelecimento e não dos lojistas que nele se instalam.

Em voto, o desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja deu provimento ao recurso ordinário formulado pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS), reformando sentença da 1ª Vara do Trabalho de Campo Grande, que havia julgado improcedente o pedido. “Considerando a parceria lucrativa entre a administração do centro de compras e os lojistas, deve ser rechaçada qualquer alegação de que aquele possui responsabilidade apenas sobre as empregadas por ele diretamente contratadas”, defendeu o relator, citando na sequência anterior decisão colegiada do TRT24 que legitimou a obrigação do estabelecimento e não do empregador de instalar creche.

A decisão tem amparo no artigo 389 da Consolidação das Leis do Trabalho, que reconhece o direito à interrupção do trabalho para fins de amamentação. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o período de amamentação deve se estender pelo menos até que a criança complete dois anos de idade.

“Toda atividade econômica deve se basear em alicerces que promovam a valorização do trabalho, a responsabilidade social pelos trabalhadores, a proteção à maternidade e à criança, tendo por princípio a função social da propriedade”, argumentou a procuradora Rosimara Delmoura Caldeira na ação.

Pela decisão, o terá até 180 dias contados do trânsito em julgado para implementar o espaço. O descumprimento prevê multa diária no valor de R$ 1 mil, limitada a 50 dias-multa.

Segundo a assessoria de imprensa do TRT, a empresa interpôs recurso e aguarda análise.

A assessoria de imprensa do centro de compras foi procurada. O Jornal Midiamax aguarda o retorno.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

BR-267 ficou interrompida por mais de três horas em trecho com transbordamento

frio

Choveu mais da metade do esperado para o mês em Campo Grande nesta sexta

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Trabalho e estudo: comerciantes em Via Sacra no DF esperam “milagres”

Últimas Notícias

Mundo

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

Anualmente brinda os amantes da astronomia com visualizações de objetos

Trânsito

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Rua Brasilêndia com a Antônio Pinto de Barros

Brasil

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Registrado em dezembro de 2024

Le Blog Maria Antonia

Modelo brasileira é escolhida pela Chanel para fotos de alta joalheria

Natural da pequena Aurora (SC), com pouco mais de 6 mil habitantes, Maria Klaumann, uma jovem modelo brasileira acaba de ser escolhida pela Chanel para estrelar novas fotos de divulgação da marca francesa. A modelo brasileira foi escolhida pela Chanel para fotos de alta joalheria. Foto : Reprodução/ Rede Social