Pular para o conteúdo
Cotidiano

TRF-3 suspende reintegração de posse de área junto à Reserva Indígena em Dourados

O TRF-3 (Tribunal Regional Federal) suspendeu a decisão da Justiça Federal de Dourados que determinava a reintegração de posse de uma área próxima à Reserva Indígena da cidade, no acampamento Ñu Vera. A área é ocupada por indígenas da etnia guarani-kaiowá ocupam a área de 26 hectares na Fazenda Curral do Arame desde junho de […]
Arquivo -

O TRF-3 (Tribunal Regional Federal) suspendeu a decisão da Justiça Federal de que determinava a reintegração de posse de uma área próxima à Reserva Indígena da cidade, no acampamento Ñu Vera. A área é ocupada por indígenas da etnia guarani-kaiowá ocupam a área de 26 hectares na Fazenda Curral do Arame desde junho de 2011.

Em nota, o TRF-3 informou que os indígenas permanecem na área até o trânsito do julgamento da ação que discute a posse efetiva da terra.

Para o tribunal, há dúvidas acerca da eficácia e segurança da reintegração de posse em caráter provisório, de apenas parte da área. “Urge não submeter, em situações de provisoriedade, diversas mudanças no estado das coisas, afim de não se comprometer além de prejuízos patrimoniais, os quais, em último caso, são passíveis de indenização”, afirma a decisão.

A área

Segundo relatório antropológico da Fundação Nacional do Índio (), a área do acampamento Ñu Vera é compreendida pelos indígenas também como parte de uma área de circulação bem mais extensa.

Nessa perspectiva, o acampamento Ñu Vera não se trata de um lote de terra isolado da aldeia e da reserva indígena de Dourados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso por vender combustíveis irregularmente em Nova Andradina

Deputado Lindbergh protocola requerimento para cassar mandato de Carla Zambelli

Onde assistir: Derby Paulista é destaque em confrontos das oitavas da Copa do Brasil

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 9 recebem parcela de julho nesta quarta-feira

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Contribuintes de Dourados têm até quinta para aderir ao Refis 2025 com até 100% de desconto

Últimas Notícias

Cotidiano

Com aumento de 3.500%, MS lidera crescimento de acidentes com escorpiões no país

Estudo elaborado pode pesquisadores da UFMS leva em consideração dados levantados entre 2007 e 2023

Transparência

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Empresa move ação na Justiça alegando que contrato operou com defasagem

Política

Último dia de missão contra tarifaço, senadores de MS têm reuniões e coletiva de imprensa

A medida que impõe 50% de taxa em cima de produtos brasileiros pode começar a valer a partir de sexta-feira

Famosos

Oruam vira réu por tentativa de homicídio contra policiais; entenda

A Justiça do Rio de Janeiro acatou a denúncia do Ministério Público e tornou Oruam réu por tentativa de homicídio; saiba o que aconteceu