Terminaram, ao meio-dia deste domingo (12), as provas da primeira fase do concurso Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Segundo os concurseiros ouvidos pelo Jornal Midiamax, as questões envolvendo legislação e português complicaram o desempenho.

Felipe Tucci, 27 anos, comerciante, se inscreveu para o concurso devido a pressão familiar, ele afirma que também é uma oportunidade para melhorar de vida. Segundo ele, a prova de matemática estava fácil, português cansativo devido ao excesso e tamanhos dos textos.

Já em legislação o comerciante foi sincero e disse ter chutado a maioria, decidindo focar apenas no que sabia, ele ressaltou que mesmo com as dificuldades está confiante.

Ana Paula Arruda tem 28 anos e veio de Nioaque, com grupo de mais 3 pessoas que também vieram prestar o concurso, é o primeiro concurso que ela presta, na opinião dela a prova de matemática estava fácil, português mais ou menos, legislação está mais difícil. Ela estava esperando a carona e disse que deve gastar 3h para chegar em casa.

Outro fator além da dificuldade da prova foi o custo que alguns concurseiros tiveram, Douglas Oliveira Silva é de Mato Grosso, ele veio com dois primos de avião, e afirma ter gastado mais de R$ 600 só com a hospedagem e viagem. Segundo ele, o concurso para nível médio é mais democrático.

Para Juliana Falco de 18 anos o reforço policial é de extrema importância, pois se você quer ser aprovado em um concurso que seja pelo mérito.

Segundo o Secretário da Sad (Secretaria de estado de administração e desburocratização), Édio de Souza Viegas, para esse concurso mais de 1 mil fiscais foram convocados, além do serviço de Inteligência da Polícia Militar.

Reforçou também que atrasos não foram permitidos, pois os candidatos precisam ter igualdade de condições e para ser militar é preciso disciplina.

De acordo com o secretário, o concurso deve ser homologado até o final do ano e os aprovados devem ser chamados para academia até o início de 2019. O treinamento para soldados dura de 10 a 11 meses, e para oficial de 4 a 5 meses.

Vagas

Foram 34.039 inscritos para vagas de soldado, 2.086 para oficial combatente e 221 para as vagas de oficial especialista. Ao todo  388 vagas para soldados e 62 vagas para oficiais.

As provas estão sendo realizadas em nos seguintes locais:

  • Uniderp – Avenida Ceará, 333 Vila Antônio Vendas;
  • Uniderp Agrárias – Rua Alexandre Herculano, 1.400 Taquaral Bosque;
  • Centro Universitário Anhanguera (Unidade 2) – Avenida Gury Marques, 469 Chávara das Mansões;
  • Universidade Católica Dom Bosco – Avenida Tamandaré, 6.000 Jardim Seminário;
  • Unigran – Rua Abrão Júlio Rahe, 325 Centro.

Em Dourados as provas serão realizadas no Centro Universitário da Grande Dourados e na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).