Pular para o conteúdo
Cotidiano

Terceirizados do MPF são dispensados e não conseguem receber salários e outras verbas

Empresa responsável pela terceirização sumiu sem deixar rastros
Arquivo -

Nesta segunda-feira (11), funcionários ligados ao Ministério Público Federal (MPF) se reuniram em frente à sede da empresa Fernandes Serviços Terceirizados, no bairro Piratininga, para receberem os salários atrasados e demais verbas referentes a rescisão dos contratos de trabalho no mês passado. Contudo, nenhum representante ou funcionário da empresa os atendeu, nem mesmo pelo telefone.

A Fernandes Serviços Terceirizados foi contratada pelo MPF por meio de licitação para oferecer serviços nas áreas de limpeza, asseio, conversação e setor administrativo, e recebia, mensal e diretamente, os valores referentes aos salários dos funcionários, que deveriam ser depositados em conta, entretanto, mais de 25 trabalhadores, foram dispensados sem receber qualquer valor. Segundo funcionários, a empresa, que se comprometeu a recebe-los nesta tarde, sumiu sem qualquer notificação.

Uma das funcionárias do MPF informou que os FGTS e INSS também não eram depositados, embora, no último holerite recebido, conste o desconto de 18% no salário. “Onde está esse dinheiro?”, questionou. Além desses valores, era descontado quase 2% para o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conversação (STEAC), representante da categoria, mas, os funcionários encontram-se desfiliados.

O vice-presidente do sindicato, Ton Jean Ramalho Ferreira, explicou ao Jornal Midiamax que os funcionários que têm desconto realizado nos holerites são atendidos e representados normalmente pela entidade, ainda que a empresa não tenha repassado o valor descontado ao STEAC. Com relação a isso, disse que medidas deverão ser tomadas, contudo, os funcionários não são prejudicados em hipótese alguma.

Segundo o MPF, o contrato com a empresa de terceirizados será oficialmente rescindido, pois, embora a Fernandes fosse responsável pelo pagamento, o órgão possuía responsabilidade compartilhada com a mesma. Após as reclamações sobre atrasos de pagamentos dos salários, MPF decidiu encerrar o vínculo contratual e investigar administrativamente a situação.

Em nota, o MPF informou que “todas as medidas administrativas previstas contratualmente estão sendo tomadas, entre elas a instauração de procedimento administrativo para rescisão contratual. Também está sendo instaurado procedimento administrativo para apuração de responsabilidade e eventual aplicação de penalidades relativas ao descumprimento do contrato”.

Além disso, o órgão afirma que agiu de acordo com as possibilidades legais na mitigação dos prejuízos causados aos trabalhadores, efetuando o pagamento dos salários referentes ao mês de abril.

A equipe do Jornal Midiamax tentou contato com a responsável pela empresa, porém, os telefones não existem mais. O contato com o advogado também não foi possível pelo mesmo motivo. A sede da empresa encontra-se fechada, sem nenhum funcionário para atendimento.

 

[matéria atualizada em 12/06/18 às 14h26]

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
temperaturas

‘Combo climático’ começa a influenciar tempo em MS neste domingo e deve trazer chuvas

frigorífico

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

volei

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

f1

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

operário

Em casa, Operário se despede da Série D com derrota contra o Cianorte

Últimas Notícias

Trânsito

Colisão entre caminhonete e carreta deixa motorista em estado grave na BR-163

Um terceiro motorista teria tentado ultrapassar em faixa contínua e causado o acidente

Cotidiano

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

Nove funcionários teriam passado mal após suposto vazamentos

Esportes

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

Vitória representou uma reabilitação fundamental para o Fortaleza

Brasil

Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso

Terminou neste mês o prazo dado pelo STF para regulamentação do tema