Fugindo do tradicional, conforme os especialistas, o mês de agosto foi marcado por picos de temperaturas em todo o Mato Grosso do Sul. A sensação térmica dos dois extremos foi registrada em Sonora com 45ºC. Em contrapartida, registrou sensação térmica congelante de -5º C.

O inverno em MS já é caracterizado pelas variações de clima. De acordo com Natalio Abraão, meteorolista da Uniderp, é normal que haja picos de temperaturas de um dia para o outro. Porém, neste mês, o Estado registrou oscilações por região.

As temperaturas baixas assolaram as regiões Sul e Central e acabaram impedindo que o clima quente chegasse nos municípios dessas localidades. Já no Norte e , as massas de ar frio não foram suficientes para baixar a temperatura e as regiões marcaram calor e ausência de umidade no ar.

O que chamou a atenção dos especialistas foi do inverno ser de 3 meses e, em MS, com média de 2 a 5 frentes frias, mas, em 2018, agosto apontou 6 quedas de temperaturas.

Em relação à estiagem, o meteorologista explica que antes das chuvas atingirem o Estado, houve uma estiagem prolongada que acabou resultando no bloqueio da massa de ar quente seca. Quando a primeira frente fria atingiu o Sul do Brasil, automaticamente o clima ameno também passou para o Sul do Estado.

Apesar da chuva e dos graus abaixo do esperando no Sul e região Central, a estiagem continuou no Norte e Nordeste por não haver força o suficiente de chegarem nessas regiões.