Semed realiza seminário sobre base comum curricular com foco na educação infantial

Pelo menos 600 profissionais da Reme (Rede Municipal de Ensino) que atuam na Educação Infantil devem participar de seminário que tem o objetivo de discutir os elementos que formam a base curricular desta etapa do Ensino Fundamental. O evento teve início nesta quarta-feira (22), a partir das 18h30, na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pelo menos 600 profissionais da Reme (Rede Municipal de Ensino) que atuam na Educação Infantil devem participar de seminário que tem o objetivo de discutir os elementos que formam a base curricular desta etapa do Ensino Fundamental. O evento teve início nesta quarta-feira (22), a partir das 18h30, na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e  aconteceu durante toda a quinta-feira (23).

O objetivo é ampliar a compreensão, o debate e promover reflexões sobre a construção do currículo da Educação Infantil, à luz da Base Nacional Comum Curricular.

Os temas foram abordados por cinco professoras especialistas na área, que fomentaram o debate e estabeleceram um diálogo com os gestores, professores e pesquisadores sobre os conteúdos pedagógicos e as especificidades da Educação Infantil.

Ainda durante o seminário, a Semed lançou a publicação “Orientações Curriculares para a Educação Infantil: jeitos de cuidar e educar”, que reúne os principais fundamentos e concepções sobre a educação das crianças em espaços coletivos.

O documento, que vem sendo elaborado desde 2013, destaca que o trabalho desenvolvido nessa etapa da educação deve ter como eixo central as interações e brincadeiras, incentivando a criança a se descobrir através de brincadeiras, explorando o meio em que está inserida, além de aprender a se expressar.

A ideia é que a publicação seja um referencial para unidades da Reme e auxilie na construção das propostas pedagógicas voltadas para as crianças de zero a seis anos.

Professores da Rede Municipal também colaboraram, relatando suas ações e questionamentos contribuindo com os processos formativos e de organização do material.

Conteúdos relacionados