Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem pentavalente, Sesau culpa falta de repasse do Ministério da Saúde

Secretaria afirma que não tem previsão de receber novas doses
Arquivo -

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou, nesta sexta-feira (27), que o estoque da vacina pentavalente está zerado nas unidades básicas de saúde de . Segundo a secretaria, a situação acontece pelo não repasse do Ministério da Saúde. O fato tem preocupado os pais que estão em busca da dose para imunizar os filhos.

A dona de casa Dayane Moreira da Silva, de 20 anos, contou que está tentando desde março imunizar o filho de 3 meses. Segundo a jovem, não há vacinas nas unidades Aero Rancho, Parque do Sol e Coophavila II.

Das três, a única que ainda estaria recebendo a vacina é o posto do Parque do Sol, que acumula grande procura e é insuficiente para atender a demanda. “No Parque do Sol, disseram que chega toda quarta-feira nove doses. Daí você chega 6 horas da manhã e já tem 15 crianças para serem vacinadas”, conta.

Pela dificuldade, a dona de casa conta que já procurou em clínicas particulares pela vacina pentavalente, mas achou o valor inviável. “No lugar mais barato é R$ 250 uma dose da vacina. Nós não temos condições porque tem que tomar três vezes e dá R$ 750. Para uma pessoa salariada, vai todo o salário”, explica.

Essa também é a situação do vigilante Cristiano Fermino, de 33 anos, que está há cerca de dois meses em busca da vacina para a filha de cinco meses. A criança já tomou uma dose, mas atrasada em função da dificuldade de encontrar a vacina. “Já passamos pelo [unidades básicas de saúde] Buriti, Coophavila II, Nova Esperança, 26 de Agosto, Dona Neta, várias unidades”, conta.

O vigilante explicou que também já avaliou o custo de uma vacina pela rede privada. “Acho que não está tentando nem na rede particular”, disse.

A Sesau informou que os estoques da vacina pentavalente nas unidades básicas de saúde estão zerados pela falta de repasse do Ministério da Saúde. A secretaria disse que já foi solicitado o envio de novas doses, mas não recebeu e não foi dada uma previsão para a reposição dos estoques.

O Ministério da Saúde respondeu que mantém a distribuição regular de vacinas em todo o país e que trabalha na regularização dos estoques em casos pontuais. No mês de abril, houve a distribuição de 1 milhão de doses para todo o país, sendo 10 mil doses repassadas para o Mato Grosso do Sul.

A pasta explicou ainda que faz o repasse mensalmente, conforme a demanda e os estoques estaduais e nacional, e que cabe aos estados repassar para os municípios. Sobre a quantidade de doses, foi informado que todos os estados já receberam os quantitativos autorizados para o mês de abril deste ano. O Ministério informou ainda que são necessários alguns dias entre o recebimento do Estado e o abastecimento nos postos de vacinação.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Operação contra Comando Vermelho tem ação em MS e ‘Dama do Crime’ acaba presa

Anne Casaes foi apontada como uma das principais articuladoras do CV

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos