Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem incorporação de abono, servidores da educação protestam na ALMS nesta terça

Pedido é para que projeto do Executivo seja votado em regime de urgência
Arquivo -

Servidores estaduais que trabalham nos setores administrativos da educação promovem, a partir das 9h desta terça-feira (3), ato na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) contra o governo do Estado.

De acordo com Sueli Veiga, presidente em exercício da (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), o objetivo do ato é sensibilizar os parlamentares na articulação da incorporação da primeira parcela do abono salarial da categoria.

Em abril deste ano, servidores administrativos da REE (Rede Estadual de Ensino) deflagraram greve pedindo reajuste e incorporação de um abono de R$ 200 ao salário-base.

Após 4 dias, os trabalhadores retomaram as atividades após assinarem acordo com o governo, no qual ficou acertado que o abono seria incorporado em duas parcelas, a primeira para outubro e a segunda para maio de 2019.

Para ter efeito, um projeto de lei que oficializasse a incorporação deveria ser enviado à Assembleia Legislativa antes do período eleitoral. Todavia, como o acordo descreve que a incorporação estaria condicionado ao limite prudencial de gastos com pessoal – índice que foi extrapolado em junho – a matéria não foi enviada à Casa de Leis.

“Vontade política”

De acordo com Sueli Veiga, a manifestação quer denunciar que faltou vontade política do atual governo e sensibilizar deputados a interferirem na questão. Na última quinta-feira (28), segundo a Fetems, 11 parlamentares já teriam assinado carta de apoio aos administrativos.

“Falta vontade política. O governador poderia tomar outras medidas, mas não houve essa preocupação. Pelo contrário: a SED (Secretaria de Estado de Educação) não teve cuidado com isso. Houve celebração de novos contratos, nomeações e abertura de processos seletivos. Nossa expectativa é que os deputados consigam interferir junto ao governo, de forma a encaminhar em regime de urgência o projeto de lei para votação e os administrativos passem a receber o abono acordado em outubro”, completa Sueli.

Na sequência do ato, ainda na ALMS, a Fetems realiza assembleia geral extraordinária com os administrativos, a qual tratará da pauta única de encaminhamentos da mobilização da categoria.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF