Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sejusp rebate MPF e diz que agiu na legalidade durante operação em Caarapó

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) rebateu acusação do MPF (Ministério Público Federal) de que operação realizada em Caarapó na segunda-feira (27), em área de conflito entre fazendeiros e indígenas, teria ocorrido ilegalmente. De acordo com a nota da pasta, “as ações foram calcadas na da legalidade e a situação era […]
Arquivo -

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) rebateu acusação do MPF (Ministério Público Federal) de que operação realizada em na segunda-feira (27), em área de conflito entre fazendeiros e indígenas, teria ocorrido ilegalmente.

De acordo com a nota da pasta, “as ações foram calcadas na da legalidade e a situação era grave e poderia tomar maiores proporções caso não houvesse a rápida intervenção policial”. A comunicação também destaca que houve crimes de roubo qualificado e cárcere privado, “todos de competência da Justiça Estadual” e a Sejusp “agiu para reestabelecer (sic) a ordem e assim procederá em toda e qualquer situação que ela for ameaçada”.

Procurado pelo Jornal Midiamax, o MPF acusou a Polícia Militar de agir sem ordem judicial durante a operação. Por meio de nota, o órgão reforçou a operação foi iniciada após a PM ser acionada pelos proprietários da fazenda Santa Maria, palco do conflito iniciado no domingo (26).

Conforme a nota, tanto a reintegração de posse como a busca e apreensão executada pelas forças policiais precisariam de ordem judicial. A partir disso, o MPF afirmou que um inquérito civil público foi instaurado para investigar os acontecimentos.

“Apenas após a conclusão da investigação será possível apontar se houve ilegalidade na operação”, diz nota enviada ao Jornal Midiamax.

Plano de contingência

Sejusp rebate MPF e diz que agiu na legalidade durante operação em CaarapóDe acordo com o presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Ordem dos Advogados do Brasil em MS (OAB-MS), Christopher Scapinelli, casos de reintegração de posse também requerem a elaboração de um plano de contingência, sob a tutela de um órgão colegiado deliberativo, coordenado pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Todavia, os cerca de dez integrantes do órgão, como OAB-MS, MPF (Ministério Público Federal) e ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), não foram acionados para a elaboração de uma estratégia. Na prática, a operação teria ocorrido à revelia.

“Acompanhamento é comum”

Sobre o fato do comandante-geral da PM, Waldir Ribeiro Acosta, e o titular da Sejusp, Antonio Carlos Videira, terem participado da operação – eles estavam no helicóptero da PM, que foi filmado sobrevoando a área de conflito – a nota destaca que é comum que gestores acompanhem as operações.

“Os gestores das organizações que compõem a Sejusp costumam acompanhar as operações relacionadas às suas pastas (PM, BM, PC, AGEPEN), bem como os superintendentes da Sejusp. Entretanto, esses acompanhamentos não vão a público”, traz a nota, que complementa: “no caso em tela, o Secretário da Sejusp e o Comandante-Geral da PMMS realizaram o deslocamento até o local porque a situação merecia especial atenção pela gravidade da dos fatos e aproveitaram o deslocamento do helicóptero da PMMS que foi acionado para atuar na operação”, conclui.

Sejusp rebate MPF e diz que agiu na legalidade durante operação em Caarapó
Operação realizada na segunda mobilizou até homens da Força Nacional (Foto: Reprodução | Facebook)

Procurada pela reportagem, a Polícia Federal de , que deveria ter sido acionada pela Sejusp para participar da operação, destacou que não irá se pronunciar sobre o caso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia investiga abuso contra menina após descoberta de caderno em casa de MS

Kassab já articula lançar Tarcísio candidato a presidente pelo PSD, com Ciro Nogueira de vice

[ BASTIDORES ] Tarifaço sobrou até para Napoleão Bonaparte

Filhotes de cachorro são resgatados após serem abandonados em cova de cemitério em MS

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

cepol

Homem é espancado por grupo com barra de ferro e socorrido com traumatismo craniano em Campo Grande 

Últimas Notícias

Sem Categoria

Morador de MS, irmão da estudante trans desaparecida em SP fala sobre a dor de não viver o luto

A família de Carmen não gostava do namorado da jovem

Famosos

Fê Paes Leme detalha fim da amizade com Gio Ewbank e Gagliasso: ‘Sofri’

Fê Paes Leme abriu o coração e deu detalhes do que causou o fim da amizade entre ela, Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso; entenda

Cotidiano

Frente fria causa neblina e declínio de temperatura em MS nesta quinta-feira

Mínimas devem chegar a 6°C no sul do Estado

Polícia

Prisões ligadas a tiroteio na fronteira de MS revelam esquema de roubo de veículos

Na residência de uma mulher investigada, a polícia apreendeu dois utilitários esportivos