Saúde retira 25 ton de lixo de córregos e terrenos baldios com ação contra Aedes
Por Dayene Paz Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde já retirou de córregos e terrenos baldios de Campo Grande, 25 toneladas de lixo, somente este ano com o programa “Cidade limpa”. “Recolhemos televisão, geladeira, fogão, colchão, principalmente em córregos e terrenos baldios, com o apoio do levantamento de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Por Dayene Paz
Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde já retirou de córregos e terrenos baldios de Campo Grande, 25 toneladas de lixo, somente este ano com o programa “Cidade limpa”.
“Recolhemos televisão, geladeira, fogão, colchão, principalmente em córregos e terrenos baldios, com o apoio do levantamento de índice rápido de infestação do Aedes”, revela o secretário municipal de saúde, Marcelo Vilela, durante solenidade de lançamento do Dia D de combate ao Aedes, nesta sexta-feira (30).
De acordo com o secretário, há possibilidade de epidemia sempre. “Estamos em época de chuva, sempre temos o risco, mas se estivermos preparados, se a população estiver consciente, conseguimos até diminuir os números”, diz Marcelo.
As ações continuam sendo a prevenção. “A população não pode jogar lixos orgânicos, nem recipientes acumuladores de água na rua. A luta não para”, complementa o secretário.
Os 2.300 agentes de saúde e de combate a endemias intensificarão as visitas as residências, principalmente nas regiões com índice maior de focos do mosquito. “Tem o fumacê, tem o trabalho dos agentes e também o levantamento do índice de infestação”, aponta Marcelo.
O prefeito Marquinhos Trad disse que as ações também acontecerão dentro das escolas. “Essas ações visam a prevenção, envolver a sociedade, se dentro de casa a população ajudar, não teremos trabalho com a dengue. Também formar desde dentro da escola essa conscientização, para que os alunos levem para dentro de casa”, afirma o prefeito.
Sala de situação
Entre as principais ações do Governo do Estado está a implantação da Sala Estadual de Situação em dezembro de 2015, criada para registrar os dados levantados a cada visita realizada pelo agente de endemias, direcionando assim as ações de redução dos criadouros do mosquito.
Em conjunto com o trabalho da Sala de Situação, os cursos de capacitação para os profissionais que atuam no enfrentamento ao mosquito, foram intensificados em todos os 79 municípios, proporcionando a atualização da estrutura e operação em campo dos agentes.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 7 milhões nesta quinta-feira
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo
Teste rápido e fórmula infantil gratuita: Sesau institui medidas para prevenir transmissão vertical do HIV
As medidas têm como objetivo prevenir a transmissão do HIV da mãe para o bebê durante a amamentação
Projeto que amplia número de juízes auxiliares na Corregedoria em MS é sancionado por Riedel
Após projeto do judiciário, foi autorizado a ampliação de dois para três o número de juízes auxiliares
Homem é preso por estupro de vulnerável em Sidrolândia
Homem cometeu o crime em Dourados e Sidrolândia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.