Pular para o conteúdo
Cotidiano

Saúde retira 25 ton de lixo de córregos e terrenos baldios com ação contra Aedes

Por Dayene Paz Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde já retirou de córregos e terrenos baldios de Campo Grande, 25 toneladas de lixo, somente este ano com o programa “Cidade limpa”. “Recolhemos televisão, geladeira, fogão, colchão, principalmente em córregos e terrenos baldios, com o apoio do levantamento de […]
Arquivo -

Por Dayene Paz

Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde já retirou de córregos e terrenos baldios de , 25 toneladas de lixo, somente este ano com o programa “Cidade limpa”.

“Recolhemos televisão, geladeira, fogão, colchão, principalmente em córregos e terrenos baldios, com o apoio do levantamento de índice rápido de infestação do Aedes”, revela o secretário municipal de saúde, Marcelo Vilela, durante solenidade de lançamento do de combate ao Aedes, nesta sexta-feira (30).

De acordo com o secretário, há possibilidade de epidemia sempre. “Estamos em época de chuva, sempre temos o risco, mas se estivermos preparados, se a população estiver consciente, conseguimos até diminuir os números”, diz Marcelo.

As ações continuam sendo a prevenção. “A população não pode jogar lixos orgânicos, nem recipientes acumuladores de água na rua. A luta não para”, complementa o secretário.

Os 2.300 agentes de saúde e de combate a endemias intensificarão as visitas as residências, principalmente nas regiões com índice maior de focos do mosquito. “Tem o fumacê, tem o trabalho dos agentes e também o levantamento do índice de infestação”, aponta Marcelo.

O prefeito Marquinhos Trad disse que as ações também acontecerão dentro das escolas. “Essas ações visam a prevenção, envolver a sociedade, se dentro de casa a população ajudar, não teremos trabalho com a . Também formar desde dentro da escola essa conscientização, para que os alunos levem para dentro de casa”, afirma o prefeito.

Sala de situação

Entre as principais ações do Governo do Estado está a implantação da Sala Estadual de Situação em dezembro de 2015, criada para registrar os dados levantados a cada visita realizada pelo agente de endemias, direcionando assim as ações de redução dos criadouros do mosquito.

Em conjunto com o trabalho da Sala de Situação, os cursos de capacitação para os profissionais que atuam no enfrentamento ao mosquito, foram intensificados em todos os 79 municípios, proporcionando a atualização da estrutura e operação em campo dos agentes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil goleia Uruguai por 5 a 1 e garante vaga na final da Copa América e Olimpíadas 2028

Grêmio vence o Fortaleza com 2 gols e reage no Brasileirão

Tsunami atinge Rússia após terremoto e alertas chegam ao Japão, EUA, Chile e Equador

MC Livinho sofre acidente de moto, perfura pulmão e é internado em UTI em São Paulo

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Botafogo abre vantagem sobre o Red Bull Bragantino com vitória de 2 a 0

Últimas Notícias

Política

Pressão dos EUA sobre petróleo russo domina agenda com senadores brasileiros

Do MS, Nelsinho Trad e Tereza Cristina destacam engajamento bipartidário e avanço técnico nas negociações em Washington

Polícia

Atentado a tiros na fronteira tinha brasileiro como alvo

Pistoleiros se passaram por agentes da polícia paraguaia

Polícia

‘Ele é quem sofria agressões’: mulher é indiciada por falsa denúncia de violência doméstica

Relacionamento teria terminado porque mulher traía companheiro na casa da família, quando ele e a filha do casal estavam ausentes

Cotidiano

Mega-Sena acumula e duas apostas de MS levam R$ 67 mil da quina

Prêmio estimado para próximo sorteio é de R$ 76 mil