O Hospital é o que mais registra acidentes de trabalho em MS

Considerando que o mês de abril é voltado para a conscientização sobre a Segurança e Saúde no Trabalho, Movimento Abril Verde, na próxima segunda-feira (02), às 8 horas, o Juiz do Trabalho, Márcio Alexandre da Silva, o Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho, Leontino Ferreira de Lima Júnior, e o Auditor-Fiscal do Trabalho, Kleber Pereira de Araújo e Silva, farão uma visita técnica na Santa Casa de , na qual conversarão com profissionais da saúde e darão orientações sobre as formas de prevenção de acidentes de trabalho.

De acordo com o Concat, sistema de consulta de dados da Comunicação de Assistente de Trabalho (CAT), a Santa Casa é um dos locais que mais notificam acidentes de trabalho em Mato Grosso do Sul. Em 2017 foram registrados 194 casos e a categoria com mais registros desses acidentes é a dos técnicos de enfermagem com 367 ocorrências.

Sobre esse cenário, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, Lázaro Santana, atribui o número de acidentes à sobrecarga de trabalho e à falta de cuidados das instituições com os profissionais de saúde.

Por sua vez, o Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), juiz Márcio Alexandre, entende que a redução das estatísticas está na prevenção, pois, muitos acidentes poderiam ser evitados se houvesse mais conscientização de todos.

“O ambiente de trabalho é o local onde o trabalhador vai buscar o seu sustento e não onde ele vai encontrar a morte, o adoecimento, uma amputação de um membro. É importante destacar que todos os acidentes de trabalho são previsíveis e, por isso, nós defendemos que eles podem ser prevenidos. O acidente do trabalho não pode ser ordem do acaso, ele só pode ser obra do descaso, do descumprimento das leis de trabalho”. Explica o juiz.

O Movimento Abril Verde é voltado para a conscientização da sociedade sobre a segurança e saúde no trabalho, sendo que as ações são concentradas no dia 28, consagrado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho.

Em Mato Grosso do Sul, as ações do Movimento Abril Verde são realizadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Município de Campo Grande.