Pular para o conteúdo
Cotidiano

Santa Casa receberá visita técnica para prevenção de acidentes de trabalho

O Hospital é o que mais registra acidentes de trabalho em MS
Arquivo -

O Hospital é o que mais registra acidentes de trabalho em MS

Considerando que o mês de abril é voltado para a conscientização sobre a Segurança e Saúde no Trabalho, Movimento Abril Verde, na próxima segunda-feira (02), às 8 horas, o Juiz do Trabalho, Márcio Alexandre da Silva, o Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho, Leontino Ferreira de Lima Júnior, e o Auditor-Fiscal do Trabalho, Kleber Pereira de Araújo e Silva, farão uma visita técnica na Santa Casa de , na qual conversarão com profissionais da saúde e darão orientações sobre as formas de prevenção de acidentes de trabalho.

De acordo com o Concat, sistema de consulta de dados da Comunicação de Assistente de Trabalho (CAT), a Santa Casa é um dos locais que mais notificam acidentes de trabalho em Mato Grosso do Sul. Em 2017 foram registrados 194 casos e a categoria com mais registros desses acidentes é a dos técnicos de enfermagem com 367 ocorrências.

Sobre esse cenário, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, Lázaro Santana, atribui o número de acidentes à sobrecarga de trabalho e à falta de cuidados das instituições com os profissionais de saúde.

Por sua vez, o Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), juiz Márcio Alexandre, entende que a redução das estatísticas está na prevenção, pois, muitos acidentes poderiam ser evitados se houvesse mais conscientização de todos.

“O ambiente de trabalho é o local onde o trabalhador vai buscar o seu sustento e não onde ele vai encontrar a morte, o adoecimento, uma amputação de um membro. É importante destacar que todos os acidentes de trabalho são previsíveis e, por isso, nós defendemos que eles podem ser prevenidos. O acidente do trabalho não pode ser ordem do acaso, ele só pode ser obra do descaso, do descumprimento das leis de trabalho”. Explica o juiz.

O Movimento Abril Verde é voltado para a conscientização da sociedade sobre a segurança e saúde no trabalho, sendo que as ações são concentradas no dia 28, consagrado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho.

Em Mato Grosso do Sul, as ações do Movimento Abril Verde são realizadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Município de Campo Grande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governo prorroga prazo de audiência e consulta pública da parceria público-privada do HRMS

De drogas em pote de cosmético a Mounjaro do Paraguai, encomendas dos Correios são apreendidas em Campo Grande

Cia Cisco traz espetáculo inédito a Campo Grande no próximo fim de semana

Ex-diretores da Agereg e Agetran confirmam presença na CPI do Consórcio Guaicurus

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

Praça Ary Coelho recebe evento para homenagear Dia das Mães e o Povo Paraguaio

Últimas Notícias

Cotidiano

Médico ‘não vê’ cálculo e libera paciente que esperou 12 dias por vaga no Hospital Regional

Segundo familiares, paciente aguardava cirurgia mas foi liberada por cirurgião após médico dizer que tomografia com contraste não apresentou cálculos

Polícia

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

João Vilela foi retirado durante um dos testemunhos a pedido de vítima sobrevivente

Le Blog Maria Antonia

Por dentro do jato de luxo do Catar oferecido ao presidente Donald Trump

Fotos do avião mais luxuoso do mundo, um ‘palácio voador’, que o Qatar deu de presente para Erdogan e que ofereceu agora ao governo americano. Não está claro se o avião passou por alguma alteração interna ou externa. O avião precisará de alterações adicionais para atender aos requisitos de aeronaves presidenciais, informou o The Wall … Continued

Famosos

Virginia Fonseca se pronuncia após depor na CPI das Bets: “Me senti acolhida”

Influenciadora agradeceu aos senadores e advogados por fazê-la se sentir "acolhida e respeitada"