Pular para o conteúdo
Cotidiano

Revitalizado, relógio da Calógeras volta a funcionar

Assessoria Construído no canteiro central na esquina da Avenida Afonso Pena e Calógeras, a réplica do antigo relógio da Rua 14 de Julho foi reinaugurado nesta segunda-feira (27). O monumento foi todo revitalizado Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), e da Secretaria Municipal de Insfraestrutura e Serviços […]
Arquivo -

Assessoria

Construído no canteiro central na esquina da Avenida Afonso Pena e Calógeras, a réplica do antigo relógio da Rua 14 de Julho foi reinaugurado nesta segunda-feira (27). O monumento foi todo revitalizado Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), e da Secretaria Municipal de Insfraestrutura e Serviços Píblicos.

Um dos cartões postais da cidade. O antigo relógio foi inaugurado em 1933, na esquina da Avenida Afonso Pena e Rua 14 de Julho, e é considerado um monumento símbolo de progresso, ponto de referência de encontros políticos, desfiles cívicos, passeatas, manifestações culturais e de outros gêneros e “footing”.

Contudo, foi demolido em 1970 pela administração pública municipal devido ao aumento no fluxo de veículos no trânsito na área central. De acordo com o Jornal da Cidade (2000): “no dia 07 de agosto de 1970, o relógio foi demolido em favor do progresso”.

Mas como progredir sem olhar para a história? Pensando nesse resgate, o relógio foi reconstruído por iniciativa do Rotary Club de Campo Grande, e viabilizada através do Projeto de Lei n. 4760, de 06 de agosto de 1998. Em 2000 foi construída uma cópia idêntica à original, em alvenaria e com cinco metros de altura; porém o mecanismo de funcionamento do relógio não teve a mesma estrutura da época.

E hoje volta a brilhar. O prefeito Marquinhos Trad lembra que muitas histórias se passaram por ali, e conta uma especial, de sua família.

É a devolução da história da nossa cidade. Como dizia Monteiro Lobato, um país é feito por homens, por livro e pela sua história. O Relógio na 14 de Julho tem muitas histórias. Tem uma história que meu pai me contava, que minha avó Margarida  colocou a tia Norma do lado, pegou um carro escondido para dirigir e bateu nesse relógio. E a gente sempre ouviu falar do relógio, por causa dessa colisão. Agora, o Dr. Renato vai ficar gravado no centro de Campo Grande, no coração da nossa cidade”, diz o prefeito.

O Relógio passa a ser chamado de doutor Renato Barbosa de Rezende, após o projeto de lei dos vereadores João César Mattogrosso (PSDB), Otávio Trad (PTB), Prof. João Rocha (PSDB) e William Maksoud (PMN) ser aprovado pela Câmara Municipal de Campo Grande.

O médico recebe o destaque por ter relevância no progresso e desenvolvimento da Capital. Renato tem legado com base em sua atuação na área da saúde e também por ter presidido a comissão que reconstruiu o Relógio nas comemorações do centenário da cidade.

Hélio Mandetta, ex-governador do Rotary Clube, integrante da comissão que reconstruiu o Relógio e amigo de Renato também se lembra com emoção daqueles momentos.

“Ele vinha ao relógio quase todos os dias depois que foi reconstruído. Temos um livreto que ele elaborou como todo o passo a passo da construção do relógio aqui neste ponto”, revela.

Além da nova pintura na alvenaria, da revitalização estrutura do relógio e de toda a parte elétrica, feita pela Sisep, quem visitar o monumento terá acesso a diversas informações por meio do QRCode, que levará o internauta para uma página na internet.

Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Nilde Brun finaliza dizendo que o relógio é um símbolo importante na história de Campo Grande, especialmente para o centro de nossa cidade.

“A gestão atual devolve o relógio reformado e em funcionamento. Atende o pedido da sociedade e em especial do Rotary Club,  que construiu e entregou à cidade o relógio. Ele recebeu o nome do doutor Renato Barbosa de Rezende,  e faz uma justa homenagem à uma pessoa que lutou muito para preservá-lo”, finaliza.

O relógio

O monumento feito em alvenaria, de cinco metros de altura foi pintado e teve a parte mecânica trocada. O objetivo foi reconstruir um símbolo de significados diversos, além de homenagear o centenário de Campo Grande e comemorar os 60 anos do Rotary Club de Campo Grande.

Frase que consta no pé do relógio: “De Volta aos Bons Tempos – Resgatar a história é preservar a realidade do homem. Com o relógio, retornam as memórias de uma época notável, testemunhas imparciais que iluminam as verdades e mudanças da vida”. 16 de junho de 2000.

Valor Artístico: o monumento tem valor artístico, pois possuí características estilísticas de um período, o ArtDéco, e destaca-se quando comparado a outros exemplares no Estado, como é o caso do Relógio de , ainda conservado, e o de , já demolido.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Um mês depois, família não sente mágoa de onça que matou Jorginho

Moradores do Pantanal vão a Brasília pedir plano sobre onças rondando comunidades

INSS: 339 mil beneficiários aderiram ao acordo de ressarcimento

Mutirão da Casa Rosa realiza 153 atendimentos gratuitos em Campo Grande 

Justiça determina proibição de shows após as 22h em bar conceituado no Jardim dos Estados

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

‘Para lá, eu não volto’: criminoso morto em confronto com a polícia era considerado de alta periculosidade

Últimas Notícias

Brasil

PF diz que Júnior Mano é ‘figura estruturante de organização criminosa’ para desvio de emendas

Desvio de emendas foram destinadas a mais de 50 municípios do Ceará

Brasil

Ataques a ônibus em SP são registrados até na Avenida Paulista

Investigação ainda não concluiu motivos do aumento dos ataques

Polícia

Familiares e amigos se reúnem em oração por jovem internado na Santa Casa após ataque de pit bulls

O rapaz está precisando de doações de sangue com urgência

Famosos

Após oficialização do divórcio, Virginia Fonseca volta a usar nome de solteira

Justiça determinou também a guarda e pensão dos três filhos do casal