O repasse de aproximadamente R$ 6 milhões do Governo Federal para o custeio do , em , pode ficar para depois das eleições. É o que revelou o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun ao Jornal Midiamax, nesta sexta-feira (3).

“Pode ser que só venha em novembro os recursos”, disse Marun. Segundo o ministro, “há dúvidas sobre o pagamento em período eleitoral”.

Recursos para o Hospital do Trauma podem ficar só para novembro, diz Marun
Agenda do Ministro Gilberto Occhi em MS foi cancelada. (Foto: Ana Nascimento/Agencia Caixa de Notícias)

A unidade do Trauma – unidade anexa à Santa Casa – passou quase 20 anos sendo construído e foi formalmente entregue pela ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande) – mantenedora da Santa Casa – no dia 25 de março.

A verba federal para o efetivo funcionamento foi prometida na data pelo então ministro da Saúde, Ricardo Barros, mas, até o momento, não chegou ao Estado.

Na última quinta-feira (2), o anunciou a vindo do titular da Pasta, Gilberto Occhi, que deveria anunciar o repasse do custeio, mas a visita foi cancelada sem explicações.

Hospital do Trauma

A Unidade do Trauma, que também é chamado de Hospital do Trauma, foi lançada na década de 1990, o projeto da obra já passou por várias alterações. A princípio a unidade iria abrigar uma maternidade. Depois, virou uma extensão da Santa Casa. Em 2005 houve alteração para um hospital especializado em trauma.

São 100 leitos de enfermaria, 18 de observação e 10 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), além de cinco salas de cirurgias e três salas de isolamento. A expectativa é que a nova unidade de urgência e emergência realize aproximadamente 10 mil internações, nove mil cirurgias e 10 mil consultas por ano, além de ampliar os serviços de diagnóstico clínico e de imagens.