Grupo de 30 pessoas não receberam

Os aplicadores da prova do (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), realizado nos meses de novembro e dezembro na Capital, estão sem receber o pagamento pelo período que monitoraram os candidatos durante a prova. Segundo uma aplicadora, a empresa responsável não tem previsão para pagar e disse que depende do repasse do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Inep nega vinculação com os pagamentos.

Conforme uma aplicadora que preferiu não se identificar, a equipe que atuou na Escola Municipal Nagem Jorge Saad, no Jardim Tijuca, da qual ela fez parte, ainda está sem receber o pagamento.

A prova foi aplicada no dia 19 de novembro e a previsão de pagamento era em até 15 dias após o exame, mas até o momento não foi efetuado. “Entramos de manhã no sábado no curso de capacitação que foi até às 14:00 horas. No domingo, chegamos às 6:00 para trabalhar e saímos 20:00. Foi o dia inteiro de prova”, lembra.

Neste período, foi montado um grupo no aplicativo WhatsApp para que a equipe trocasse informações. Por meio dele, segundo a agente, a coordenadora estadual da prova informou os números das empresas responsáveis pela organização do exame, caso não houvesse retorno sobre o pagamento.

“Já passou um mês e nada do dinheiro. Liguei nos três telefones que ela nos passou, só um atendeu, informando que não era problema deles”, conta. Somente na equipe da escola do Tijuca são cerca de 30 pessoas sem receber.

De acordo com a aplicadora, ouve relato de pessoas de outras equipes que também não teriam recebido. “Eu entrei contato com uma amiga minha, ela fez em outra escola e eles também não receberam”, conta.

Um e-mail da empresa, recebido na última quinta-feira (4), pela agente, informava que a instituição aguardava o “repasse financeiro e a liberação de limite orçamentário por parte do Inep” para efetuar os pagamentos.

Por meio de nota, o Inep informou que “não existe no âmbito do Inep/Diretoria de Gestão e Planejamento (DGP), nenhum produto apresentado pelo Consórcio Aplicador pendente de pagamento”.Quase 2 meses após Encceja, aplicadores dizem não ter recebido

A nota diz ainda que todos os produtos entregues foram pagos, e “que alguns produtos tiveram prorrogação do prazo de entrega em virtude da solicitação do próprio Consórcio Aplicador”.

Conforme o Inep, não há vínculos diretos entre os pagamentos do instituto e os pagamentos das equipes de aplicação, cabendo a empresa organizadora a “capacidade financeira para arcar com os compromissos assumidos”.

Encceja

O Encceja tem o objetivo de marcar a conclusão dos ensinos fundamental e médio, sendo realizado em todo o país. As provas aconteceram em novembro nos municípios de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Caarapó, , Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Iguatemi, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaí, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Três Lagoas.

Em dezembro, foram os reeducandos que fizeram a prova. No Estado, foram 1.741 inscritos.