Cotidiano

Quando você vai se aposentar? Sistema on-line do INSS faz cálculo automático

Consulta on-line é gratuita e evita deslocamento até unidades

Guilherme Cavalcante Publicado em 23/02/2018, às 12h11

None

Consulta on-line é gratuita e evita deslocamento até unidades

O site do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) disponibilizou nesta semana uma calculadora que promove a estimativa do tempo de contribuição e do trabalhador e aponta se o usuário já pode pedir aposentadoria por idade ou por tempo de serviço. Nesta versão da calculadora, as informações do trabalhador já estão automaticamente adicionadas no sistema – antes, era preciso inserir manualmente todos os períodos de contribuição descritos na carteira de trabalho.

O serviço requer um cadastro inicial, com o fornecimento de nome, CPF, data de nascimento e nome completo da mãe, além de responder perguntas específicas sobre o histórico de contribuição do usuário. Na sequência, uma senha provisória será gerada, que deverá ser alterada imediatamente por outra de preferência do usuário.

Após essa etapa, basta logar no serviço, que se chama ‘Meu INSS’, e as informações acerca das contribuições estarão disponibilizadas. O tempo de contribuição estará registrado, por empresa, em anos, meses e dias.

Quando você vai se aposentar? Sistema on-line do INSS faz cálculo automático

Quem estiver em vias de se aposentar e recorrer a calculadora, no entanto, precisa pessoalmente confirmar as informações numa agência do INSS, conforme anuncia o órgão. Em casos de dúvidas no uso da calculadora, o contribuinte deve entrar em contato com a Central 135, de segunda a sábado das 7h às 22h.

Acesse o ‘Meu INSS’ clicando AQUI.

Jornal Midiamax