Este é o sétimo caso registrado desde o início de janeiro

​Um proprietário rural de 68 anos foi autuado e multado em R$ 43.270 por desmatar um área de mais de 43 hectares de vegetação nativa, em Guia Lopes da Laguna, cidade distante 233 quilômetros de Campo Grande. Em 15 dias, desde o início de janeiro, a PMA (Polícia Militar Ambiental) de Jardim registrou sete casos de área desmatada na região.

Segundo a PMA, o flagrante foi feito com a ajuda de um drone, que serve de ferramenta na fiscalização. O equipamento flagrou a vegetação nativa do bioma cerrado desmatada ilegalmente. O pecuarista suprimiu a vegetação e não possuía autorização ambiental para a atividade.

Ainda de acordo com a PMA, a madeira produto do da floresta não se encontrava no local e já havia pastagem no lugar da vegetação. Os policiais mediram a área desmatada ilegalmente com uso de GPS, que totalizou 43,27 hectares destruídos. As atividades foram interditadas.

O infrator, residente em , foi autuado administrativamente e recebeu multa administrativa de R$ 43.270. Ele também responderá por crime ambiental, que prevê pena de três a seis meses de detenção.

O infrator foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental estadual.