Pular para o conteúdo
Cotidiano

Projeto de escolas municipais proporciona encontro de alunos com profissionais de mídia

Assessoria Proporcionar a estudantes da Rede Municipal de Ensino (Reme) um momento de bate-papo e conhecimento de profissões relacionadas ao universo das mídias. Este é o objetivo do projeto “Diálogos em Educomunicação – Rádio Escola”, que nesta quarta-feira (31) realizou a última ação do ano com a “Ciranda do Conhecimento”. O evento aconteceu no Centro […]
Arquivo -

Assessoria

Proporcionar a estudantes da Rede Municipal de Ensino () um momento de bate-papo e conhecimento de profissões relacionadas ao universo das mídias. Este é o objetivo do projeto “Diálogos em Educomunicação – Rádio Escola”, que nesta quarta-feira (31) realizou a última ação do ano com a “Ciranda do Conhecimento”.

O evento aconteceu no Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e contemplou os alunos que integram o projeto e desenvolvem programas de rádio nas unidades que estudam.

Os palestrantes conversaram, tiraram dúvidas e falaram sobre suas carreiras e a rotina do profissional que atua nas diversas áreas de comunicação. Marcaram presença o historiador Américo Calheiros, a produtora cultural e diretora de teatro, Andrea Freire, o apresentador Tatá Marques e o cineasta Filipi Silveira.

A secretária de Educação, Elza Fernandes, afirmou que o projeto trabalha o protagonismo dos estudantes e que, para o processo de aprendizagem ocorrer de forma plena, é fundamental proporcionar momentos fora da sala de aula. “Sair da rotina e oferecer práticas diferenciadas de ensino é importante, pois ajuda a fixar o conteúdo, além de valorizar o talento de nossos alunos”, pontuou.

Para Andréa Freire, que compartilhou as experiências do projeto na Tela – que ano passado levou à escolas da Reme 20 curtas-metragens produzidos na Capital, a oportunidade de conversar com os alunos que desenvolvem trabalhos nas rádios escolares e em diversas mídias, é importante, pois, além de levar informações técnicas, pode despertar talentos para a área de comunicação.

“É uma forma prazerosa de unir cultura e educação e podemos mostrar a eles outras possibilidades de ação. A ideia é também que esses alunos se tornem multiplicadores, em seus canais de comunicação, das produções feitas em nosso estado, mostrar que temos história e produzimos um material de valor”, disse Andréa.

Já o cineasta Filipi Silveira acredita que o encontro pode ter servido de inspiração para os alunos, especialmente os que já demonstram interesse na área. “Procurei falar da minha carreira de forma que eles percebam que é possível começar nesse meio, mesmo sem muito conhecimento. Tudo que sei, aprendi na prática”, disse.

Estar ao lado de profissionais renomados da comunicação significou para a aluna Maely Macedo dos Santos, 12 anos, do 7º ano da escola Elízio Ramirez Vieira, a oportunidade de incrementar os informativos que ela ajuda a produzir para a rádio da escola. “Nesse encontro pudemos evoluir nosso conhecimento, tirando dúvidas e ouvindo as experiências deles”, comentou.

Projeto

O projeto “Diálogos em Educomunicação – Rádio Escola”” foi lançado em agosto e é uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por intermédio da Divisão de Tecnologia Educacional (Ditec).

A iniciativa tem como proposta atender às necessidades do mundo contemporâneo, de inserir e interagir as mídias no currículo e ambiente escolar formando espaços renovados de práticas diversificadas e atraentes às necessidade atuais dos nossos alunos protagonistas de suas histórias.

De acordo com a coordenadora do projeto, Solange França da Silva, a ideia é oportunizar um canal de comunicação entre os alunos e a comunidade escolar, buscando valorizar e consumir a cultura sul-mato-grossense em todas suas formas de expressão como a  música, dança, cinema, artes plásticas e visuais, folclore,  teatro, e literatura, além de aprimorar a qualidade de manuseio das mídias, comunicação e aprendizagem.

“Tudo o que foi dito hoje para eles é conhecimento, pois estamos caminhando para um fazer utilizando os diversos tipos de mídias aliadas ao processo de ensino”, destacou.

Este ano o projeto contempla 46 unidades escolares, totalizando 160 alunos.

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista de Fusion envolvido em acidente com morte de motociclista em Três Lagoas estava com CNH vencida

MPMS investiga armazenamento irregular de agrotóxicos em propriedade rural de MS

hospital regional

Com câncer raro, mulher espera por oncologista há cinco dias no Hospital Regional

Jornalista da GloboNews presta homenagens a publicitário campo-grandense

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Funsat

Programe-se: semana começa com 2,5 mil vagas de emprego na Funsat

Últimas Notícias

Esportes

Fifa estuda acabar com rebotes de pênaltis e ampliar a atuação do VAR antes da Copa de 2026

Existe também um apoio crescente da cúpula da Fifa e do Ifab em ampliar o escopo de atuação do VAR

Mundo

Mais de 30 pessoas morrem em naufrágio de barco turístico no Vietnã

ã. Até agora, socorristas locais encontram 34 corpos e socorreram 11 pessoas com vida

Esportes

Operário vence Monte Azul, mas fica longe de classificação na Série D

Galo precisava de combinação de resultados para seguir na competição

Cotidiano

Projeto social distribui agasalhos e sopão solidário neste domingo no Jardim Noroeste

Ação será realizada pelo projeto social Tocar a Fúria do Tigre