O verão começa às 18h22 desta sexta-feira (21) e promete começar com o dia mais longo e a noite mais curta do ano. A previsão para a estação é de muito calor, quando dias com temperaturas acima dos 30°C serão frequentes. A estação também terá muita chuva e raios em Mato Grosso do Sul.

Como o verão já é caracterizado por ter os dias mais longos do que a noite, as altas temperaturas do solo e do ar favorecem que as condições do tempo mudem rapidamente. Segundo o meteorologista Natalio Abrahão Filho, da Estação Meteorológica Uniderp, a mudança de tempo constante vai possibilitar a ocorrência de chuvas de curta duração, porém fortes.

Estas chuvas devem acontecer principalmente durante a tarde. “Considerando este fator da temperatura do ar junto com a umidade elevada sobre o continente, as chuvas em forma de pancadas são acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento, frequentemente acima dos 50km por hora”, explica o meteorologista.

Natalio afirma que a principal consequência das chuvas de verão serão as enchentes e inundações, deslizamentos de terras, acúmulo de sedimentos, quedas de pontes, destruição de estradas e queda de árvores. Segundo ele, os problemas devem atingir principalmente o centro, sul e sudoeste do estado. No Centro-Sul do estado, nos últimos dias de dezembro e primeira semana de janeiro, as áreas de instabilidade formadas por nuvens carregadas oferecem risco de enchentes.

Entretanto, nem só de chuva será o verão. Se depender das condições de ventos em altitude e da convergência de umidade da Amazônia nesta estação, pode haver a ocorrência de ‘verânicos’. Segundo o meteorologista, os veranicos são períodos de estiagem com duração de 7 a 15 dias.

A Estação Meteorológica Uniderp aponta que o verão é o período com a maior incidência de raios. Os raios estarão presentes durante toda a estação, mas a frequência começa a diminuir em março.

Previsão do Verão: Dias com temperaturas acima dos 30°C serão rotina em MS
Com o sol, a próxima estação requer cuidados, principalmente entre as 10 horas e as 16 horas, devido à incidência de raios ultravioleta. (Foto: Marcos Ermínio)

Muito sol e calor

A previsão para o verão em Mato Grosso do Sul é de temperaturas elevadas. Com a ocorrência do fenômeno El Niño, as temperaturas ultrapassam os 30°C. “Espera-se médicas de dois graus acima em janeiro, mais um grau em fevereiro e dentro da média em março”, diz Natálio.

De acordo com o meteorologista, as máximas podem chegar aos 36°C no Leste, Norte e Oeste do estado durante o verão. Em Campo Grande, a previsão é de mínimas entre 19°C e 21°C e máximas entre 29°C e 32°C.

Com o sol, a próxima estação requer cuidados, principalmente entre as 10 horas e as 16 horas, devido à incidência de raios ultravioleta. “Essa radiação tem a agravante de estarem mais verticais sobre o estado favorecendo com mais horas de sol.  O fator se eleva em níveis perigosos na ausência de nuvens, mas não perde suas influências em dias de nebulosidade”, explica Natálio.