Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após denúncias e CPI, prefeitura sorteia pontos de táxi para 183 trabalhadores na Capital

A Prefeitura de campo Grande realizou na manhã deste sábado (19) o sorteio dos pontos de táxi. Os alvarás atendem a uma velha reivindicação da categoria, que há anos espera pela oportunidade de conquistar um ponto de táxi na Capital.
Arquivo -

A Prefeitura de realizou na manhã deste sábado (19) o sorteio dos pontos de táxi. Os alvarás atendem a uma velha reivindicação da categoria, que há anos espera pela oportunidade de conquistar um ponto de táxi na Capital.

Segundo a Prefeitura, a primeira licitação é de 2012, quando foram disponibilizados 52 alvarás. Neste sábado, 183 taxistas conquistaram o sonhado ponto. O prefeito Marquinhos Trad (PSD) afirma que respeita a categoria e está feliz por fazer um sorteio justo. “Deus não me colocou à frente desta cidade para cometer injustiça. Ele não se alegraria em me ver entregar alvará para amigos, apadrinhados ou por qualquer indicação que seja”, declarou.

O diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Janine Bruno, afirma que houve transparência no processo, para satisfazer a todos os trabalhadores. O representante da Associação dos Condutores e Auxiliares, Edinaldo Ribeiro Lima agradece pela conquista. “Estamos beneficiando pessoas que há 20, 30 anos, esperam este alvará para sustentar suas famílias”, disse.

De acordo com a prefeitura, cada sorteado será convocado imediatamente após o término do sorteio para manifestar sua escolha, indicando o ponto ao qual desejará ser designado, de acordo com a disponibilidade de vagas.

Máfia do Táxi

O Jornal Midiamax fez uma série de reportagens sobre a máfia dos táxis e mototáxis em Campo Grande. Em 2015, a existência de uma suposta ‘Máfia dos Alvarás’ no serviço de mototáxi já levou associações a procurarem ajuda na Câmara de Vereadores. Profissionais denunciaram a venda da permissão pública do serviço.

Em 2017, a polêmica com relação aos alvarás também envolveu a CPI do Táxi, que ouviu dois casais que, juntos, possuíam 38 alvarás. Nos depoimentos, depoentes afirmavam que o esquema funcionava da seguinte forma: o permissionário vende o carro, telefone e rádio, os itens formam o valor de venda e a permissão, teoricamente não cobrada e de posse da Prefeitura, é transferida ao comprador.

Outra reportagem revelou que, além da centralização de alvarás de táxis nas mãos de poucos, os táxis em Campo Grande têm outro problema: a reserva de mercado. Enquanto a população quase triplicou em 37 anos, saltando de 291 mil para 853 mil habitantes em 2014, a frota de carros disponíveis só aumentou em 170 veículos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Mharya

Campo-grandense deixou MS há 10 anos para viver vitórias do jiu-jitsu nos EUA

Salários de julho dos servidores municipais de Dourados já estão disponíveis para saques

Em três dias, MS tem tempestades com 412,9 mil raios e queda de energia

ms pavimentação

Pavimentação de 17 km da MS-444 vai custar R$ 39,3 milhões

Notícias mais lidas agora

Tapete cobrindo corpo, câmeras de segurança: o que se sabe sobre morta jogada em vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

carne

Tarifaço Trump: carne produzida em MS é vendida para mercado interno e outras exportações

renata saldanha campea do bbb 25 recebe premio

‘A surucucu voltou’: Lembra dela? Campeã do BBB 25 chora ao receber prêmio do programa ao som de louvor

Últimas Notícias

Cotidiano

Justiça absolve colombiana que usava carcaça de animais em obras de arte

Artesã foi denunciada por supostos crimes ambientais

Política

Réus por crimes graves podem ter que pagar indenização para vítimas e parentes

Projeto de lei tramita na Câmara dos Deputados e ainda passará por análise de duas comissões

Política

VÍDEO: comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que EUA perde com tarifaço de Trump

Nelsinho chama tarifaço de 'perde-perde' e mostra como será a realidade dos estados norte-americanos se a medida for realmente adotada

Polícia

Rodovias de Mato Grosso do Sul ocupam primeiro lugar no ranking de maiores apreensões de cocaína

Em duas rodovias do Estado, foram apreendidas mais de 5 toneladas de cocaína