Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura lança programa de prevenção ao suicídio nas escolas de Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande lançou nesta segunda-feira (20), o programa ‘Direitos Humanos pela Valorização da Vida – Por uma Campo Grande Livre do Suicídio’. Capital do terceiro estado com o maior número de suicídios, segundo Ministério da Saúde, Campo Grande terá palestras sobre o assunto nas escolas.
Arquivo -

A Prefeitura de lançou nesta segunda-feira (20), o programa ‘Direitos Humanos pela Valorização da Vida – Por uma Campo Grande Livre do Suicídio’. Capital do terceiro estado com o maior número de suicídios, Campo Grande terá palestras sobre o assunto nas escolas.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) destacou que a metodologia do programa busca um contato mais próximo com os alunos. “Com o trabalho de toda equipe, nós vamos ganhando a atenção e confiança dos mesmos, para que possam falar abertamente sobre assuntos, que de outro modo não seria possível alcançar. As diretoras estão cientes do assunto e nós vamos ter muito êxito neste trabalho, que é de prevenção e valorização da vida”, disse Marquinhos.

Em relatório do Ministério da Saúde de 2017, MS teve 8,5 óbitos por suicídio a cada 100 mil habitantes, o terceiro maior índice do país. Na faixa etária entre 15 e 35 anos, o suicídio está entre as três maiores causas de morte. Para o subscretário de Defesa dos Direitos Humanos, Ademar Júnior, o desafio central é ampliar o conhecimento por parte de profissionais de saúde, da comunidade escolar, dos serviços sociais e dos cidadãos em geral.

“Estamos trabalhando para que todos em conjunto possam ter um papel na prevenção do suicídio. Só assim será possível identificar quem está em risco e encaminhar as pessoas para os serviços de saúde de modo a receberem tratamento eficaz”.

O programa é formado por uma equipe multidisciplinar de esclarecimento e prevenção ao suicídio, que tem como objetivo conscientizar sobre os agravos da saúde mental e prevenção ao suicídio. “É importante falar do tema, pois se trata de um tabu, onde a maioria das pessoas não tem coragem ou oportunidade para falar sobre a sua dor ou seu sofrimento, que na maioria das vezes é ignorado ou mal interpretado”, comenta o coordenador Marco Antônio de Morais.

A superintendente de Gestão e Normas da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Alélis Izabel de Oliveira Gomes, informou que todos os diretores das escolas da Reme (Rede Municipal de Educação) e dos Ceinfs (Centros de Educação Infantil) estão capacitados. “Os trabalhos contra o suicídio começaram devido a alguns casos encontrados nas escolas. E nossos coordenadores estão trabalhando para detectar os sinais de depressão que causa este problema do suicídio que acontece na sociedade moderna”.

A equipe do programa contará com palestrante, advogado de direitos violados, assistente social, psicólogo e psicopedagoga para identificar pessoas que necessitam de auxílio.

(Com informações da PMCG)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Daniel transformou carro em motorhome para viajar de Bela Vista ao Alasca: “Sonho de criança”

Café da manhã para mães incentiva doação de sangue no Hemosul da Capital

Projeto de Lei propõe banir racistas de estádios por 10 anos em Mato Grosso do Sul

ciclistas ciclovia

Em cinco anos, apenas seis projetos pautaram ciclistas na Câmara de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Homem é agredido e sofre tentativa de sequestro após marcar encontro no ‘zap’ em MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

O Midiamax separou cinco receitas deliciosas para curtir o Dia das Mães em família no clima frio do Mato Grosso do Sul; confira

Política

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Segundo a parlamentar, a convocação na CPI das Bets é necessária pela popularidade de Virgínia no mercado digital

Cotidiano

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Mato Grosso do Sul é o único estado com dia ‘D’ em duas cidades. Ação também ocorre em Dourados

Cotidiano

Prazo se aproxima, mas 342 mil ainda não declararam o Imposto de Renda em MS

Em todo o Estado, 330 mil contribuintes já declararam o Imposto de Renda