A campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, em , teve início nesta segunda-feira (6), com o lançamento do “Dia D de Mobilização e Combate à ”, pela Prefeitura da Capital. A mobilização teve início na Praça Doutor Ary Coelho, no Centro.

Conforme informações da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), as ações de conscientização na praça serão realizadas até meio-dia. De acordo com o secretário municipal de saúde, Marcelo Vilela, o Dia D de combate à dengue é instituído por Lei Municipal, desde 2007, e tem como objetivo a conscientização da população para as doenças , dengue e Chikungunya, que são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

“Esse dia é um dia para conscientizar a população da força popular no combate a esse mosquito, que traz várias doenças para nós. Diminuímos em 95% a transmissibilidade dessas doenças [na Capital]”, afirmou o secretário municipal de saúde, Marcelo Vilela.

De acordo com boletim epidemiológico da SES (Secretaria Municipal de Saúde), até o dia 21 de julho, foram feitas 3.595 notificações de dengue em todo o Estado. Do total, 1.308 notificações foram em Campo Grande – colocando a Capital entre as cidades com média incidência da doença.

Já a Zika, foram 175 notificações em todo Mato Grosso do Sul, sendo 83 na Capital. Todas as cidades do Estado estão classificadas com baixa incidência desta doença.