“Estávamos no toco.” Foi com essa frase de autodenominação que as acolhidas da Comunidade Terapêutica Esquadrão da Vida, em , receberam a notícia que teriam um dia todinho voltado para a beleza e bem-estar em comemoração ao Outubro Rosa.

Judiadas pelo uso das drogas e situação de rua que passaram nos últimos meses, as 15 acolhidas da Comunidade chegaram a esquecer da vaidade e viveram com a ausência do amor próprio.

Os dias de luta em combate à dependência química foram recompensados, na última quarta-feira (31), com atividades que englobaram corte de cabelo, maquiagem, palestras e distribuição de brindes.

O evento, intitulado Outubro Rosa – Saúde e Beleza, foi realizado pela prefeitura de Campo grande através da Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais), por intermédio da SDHU (Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos), Coordenadoria de Proteção à População de Rua, Semu (Secretaria Municipal de Política Para Mulheres, (Fundação Social do Trabalho), Funesp (Fundação Municipal de Esporte) e CEAD (Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas).

Logo no portão principal da Esquadrão da Vida foi possível ver o alvoroço e felicidade das mulheres que desabrochavam, uma a uma, através do sorriso de gratidão. Na equipe do corte de cabelo, a transformação aparecia no reflexo do espelho, como quem dá adeus à velha imagem.

Na sacada principal da casa, a rotatividade das assistidas era para quem ficava mais deslumbrante nas cadeiras de maquiagem até a chegada do encerramento, marcado com desfile e confraternização entre ex-dependentes, colaboradores e representantes da Prefeitura.

Prefeitura encerra Outubro Rosa com resgate da autoestima de acolhidas

Shirlei Aguiar é coordenadora geral da Unidade Feminina e transbordava sorrisos durante a ação. A pastora garante que o evento, além de marcar o Outubro Rosa, também é peça fundamental na caminhada de combate ao vício pelas drogas.

“Aqui temos muitas regras, um dia desses melhora a autoestima delas e serve como um incentivo a mais. Temos mulheres de 22 até 50 anos aqui e o trabalho é árduo e diário. Ao todo, são 9 meses de internação com estudos, métodos terapêuticos e cuidados espirituais.”

O último dia do mês de Outubro começou cedo na Comunidade. Por volta das 8h, as assistidas aqueceram o corpo com aula de zumba e depois, às 9h30, cuidaram da mente na palestra realizada pela presidente da CEAD.

O período da tarde, de saúde e beleza, serviu para minimizar os efeitos que as químicas marcaram na expressão das ex-usuárias.

Prefeitura encerra Outubro Rosa com resgate da autoestima de acolhidas

O diretor da instituição, Jaider Moreno, também esteve presente e ressaltou a importância do resgate da feminilidade durante a desintoxicação.

“A ação foi pensada na saúde e beleza interior e exterior. Um dia desses serve para a valorização da vida e auxílio do tratamento por meio também da atividade física. É o resgate da autoestima”, completou.