A equipe de 40 operadores de telemarketing contratados pela Prefeitura de Campo Grande deve começar a atuar na cobrança de impostos de contribuintes inadimplentes a partir do próximo mês. A informação é do secretário de Finanças, Pedro Pedrossian Neto.
Nesta segunda-feira (28), foi divulgado o chamamento dos candidatos aprovados na seleção simplificada para contratação de servidor temporário para fazer a cobrança por telefone e mensagens de texto. Os treinamentos devem começar na próxima semana e, ainda em junho, deve começar o sistema de cobrança “ativa amigável”.
“Vamos lembrar o contribuinte da importância e necessidade do pagamento dos tributos”, disse Pedrossian Neto, durante audiência pública de prestação de contas nesta segunda. Ele afirma que a medida é importante para recuperar parte dos R$ 159 milhões, relativos a 29% de inadimplência dos devedores do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Outra ação a ser adotada pela administração da Capital é a contratação de um aplicativo para fazer a gestão do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), cuja licitação deve ser lançada nos próximos dias.
“É um software totalmente novo que automatiza muito do trabalho dos próprios auditores, que faz cruzamento com os dados da Receita Federal, faz auditorias do Simples [Nacional], que a sonegação é muito grande. Tudo isso a gente imagina pode ajudar muito na nossa arrecadação”, relata Pedrossian Neto.
Com esse aplicativo, a Prefeitura espera colocar em prática o projeto ‘Nota Fiscal Legal’ em que os consumidores poderão ter crédito tributário ao exigir a nota fiscal em compras.
Processo de devolução ainda será regulamentado, podendo ocorrer como desconto aplicado a outros tributos ou por meio de indenização.