Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura de Campo Grande quer reformar todos os terminais de ônibus a partir de 2019

Depois do reajuste da tarifa de ônibus nesta semana, muitos usuários ficaram insatisfeitos com o valor, considerando a frota e a qualidade do serviço oferecido. Diante da repercussão, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) convocou uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (6) para anunciar que pretende reformar todos os terminais de ônibus de Campo Grande a […]
Arquivo -

Depois do reajuste da tarifa de ônibus nesta semana, muitos usuários ficaram insatisfeitos com o valor, considerando a frota e a qualidade do serviço oferecido. Diante da repercussão, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) convocou uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (6) para anunciar que pretende reformar todos os terminais de ônibus de a partir do ano que vem.

Para a reforma, a Prefeitura estima o investimento de R$ 4,5 milhões, mas é preciso autorização da Câmara de Vereadores. Para conseguir viabilizar a verba para a reforma dos terminais, ainda seria preciso alterar uma lei de 1994, que determina que 28,5% dos recursos arrecadados com a Flexpark sejam investidos em ações de conscientização do trânsito. Com a mudança, além de investir em conscientização, o dinheiro seria destinado também à reforma.

Marquinhos Trad explica que uma empresa foi contratada para fazer uma pesquisa de satisfação com o usuário do transporte público. O resultado foi que 61,68% dos passageiros reclamaram das condições de infraestrutura dos terminais de ônibus. O prefeito ainda ressaltou que os terminais , General Osório, Júlio de Castilho e Morenão têm 27 anos e nunca passaram por uma reforma estrutural. “Não é maquiagem, é [para fazer] uma reforma mesmo”, disse.

Durante e após a reforma, a Prefeitura ainda deve deixar Policiais Municipais para fiscalizar e evitar depredação ou vandalismo. “Nos terminais, terão postos de segurança 24h para fiscalizar os usuários”.

Prefeitura de Campo Grande quer reformar todos os terminais de ônibus a partir de 2019
Reajuste revoltou usuários nesta semana. (Foto: Marcos Ermínio)

A qualidade do serviço

Na coletiva, Marquinhos Trad disse que outra reclamação dos usuários é sobre os pontos de ônibus. Ele informa que já está em fase de homologação a licitação para construir 500 pontos com cobertura em toda a Capital.

Quando à qualidade do serviço, o prefeito afirma que contratou empresa para fiscalizar os ônibus. De 568 veículos, 209 foram vistoriados. Entre os veículos que passaram pela vistoria, 31% tiveram problemas. Marquinhos diz que, antes de multar o Consórcio Guaicurus, pede que a empresa troque ou faça a manutenção dos ônibus. O prefeito disse que as multas são irrisórias e que vai enviar projeto à Camara Municipal para aumentar o valor das multas.

Ônibus velhos são outra reclamação da população e, de acordo com a pesquisa da Prefeitura, a idade média dos veículos está acima do permitido. Em contrato, a idade média de toda a frota deve ser de 5 anos, mas atualmente está em 5,8 anos.

Ar condicionado

Marquinhos justificou que colocou 111 ônibus novos durante sua gestão, sendo 91 veículos em 2017 e 20 neste ano. Campo Grande tem 14 ônibus com ar condicionado, quando antes não tinha nenhum, afirma. “Vamos exigir o ar condicionado”. São 22 veículos ‘fresquinhos’ com ar condicionado e quatro com climatizado. “Não virei as costas para o ”, diz o prefeito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Terapia’ pelo ChatGPT: por que buscar ajuda emocional com robô pode ser perigoso

Vence licença de Eduardo Bolsonaro, que está nos EUA desde fevereiro

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Perigo oculto: infecções em dedos e unhas geram alerta a médicos e profissionais de estética

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Sob gestão de Papy, Câmara de Campo Grande aumenta gastos e diminui resultados

aeroporto

Vai viajar? Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Últimas Notícias

Esportes

Em clássico do Brasileirão, Flamengo e Fluminense se enfrentam no Maracanã

Flamengo e o Fluminense se enfrentam no Maracanã pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro

Transparência

MP afirma que esquema de corrupção de Claudinho Serra age ‘até os dias atuais’

Procuradora do MP pede que Justiça mantenha investigados sob monitoramento da tornozeleira eletrônica

Polícia

Idoso morre nove dias após colidir bicicleta elétrica em carro em São Gabriel do Oeste

O homem estava internado na Santa Casa de Campo Grande desde 10 de julho

Cotidiano

Ressarcimento INSS: devolução começa dia 24 para quem aderir a acordo até segunda

Em MS, mais de 8 mil aposentados e pensionistas do INSS firmaram adesão a ressarcimento até a última sexta (18)