Prefeito anuncia projetos de revitalização da Plataforma e Armazém Cultural
Localizados no coração da cidade, o Armazém Cultural e a Plataforma Cultural, que ficam na região central de Campo Grande, serão recuperados e restaurados. O prefeito Marquinhos Trad fez o anúncio nesta tarde, durante apresentação do projeto desenvolvido pela prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo (Sectur) e Infraestrutura e Serviços Públicos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Localizados no coração da cidade, o Armazém Cultural e a Plataforma Cultural, que ficam na região central de Campo Grande, serão recuperados e restaurados. O prefeito Marquinhos Trad fez o anúncio nesta tarde, durante apresentação do projeto desenvolvido pela prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo (Sectur) e Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep). A obra, que terá investimento próprio do município de cerca de R$ 600 mil, está prevista para começar no mês de agosto.
Tanto o Armazém como a Plataforma Cultural são locais emblemáticos para a história de Campo Grande, onde a estrada de ferro noroeste do Brasil abriu caminho para o desenvolvimento e a autonomia de nosso Estado, que transformou Campo Grande na IMG_8230metrópole que é hoje. Mas, a falta de ações nos edifícios que compõem a Esplanada Ferroviária e seu entorno comprometeu seu estado físico, além dos diversos danos ocasionados nos últimos anos, em decorrência das precipitações e rajadas de vento.
O Complexo Ferroviário de Campo Grande é considerado patrimônio tombado pelos governos federal, estadual e municipal, sendo a missão do município a sua preservação.
O chefe do Executivo Municipal lembrou que o Armazém Cultural, fechado desde 2015, interrompeu uma sequência de eventos importantes na Capital. “Esse local, por muitos anos, recebeu a feira anual de artesanato, de flores, a Semana Cultural, a Orquestra Sinfônica, entre outras atividades que foram conquistadas pelo segmento e que eram também a garantia de lazer e cultura para as famílias da cidade. Infelizmente, nos últimos IMG_8180anos o Armazém foi abandonado, sem manutenção e comprometimento dos antigos gestores”.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Nilde Brun destacou que o anúncio desta segunda-feira é uma grande largada para fazer de Campo Grande um centro de eventos e negócios. “A reforma do Armazém e da Plataforma resgata uma necessidade da Capital que tem todas as condições para tornar-se um grande centro de eventos. Tanto é que até o ano que vem estão programados eventos importantes, inclusive internacionais, que serão realizados aqui. A prefeitura está conseguindo, gradativamente, avançar neste sentido e essa obra demonstra esse compromisso”.
O projeto da Plataforma Cultural e do Armazém Cultural, prédios localizados na Esplanada Ferroviária, receberão obras para a IMG_8104conservação e readequação. O trabalho está sendo coordenado pela equipe do arquiteto da Sisep, Marcelo Silva, que também foi responsável pelos projetos do atual Terminal Rodoviário e do Memorial da Cultura Indígena.
Levando em consideração o relatório apresentado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), foram realizados os levantamentos da situação atual dos prédios, que apontaram os quantitativos e orçamentos para a execução do projeto.
Serão realizadas recuperação do telhado, muros, instalações elétricas, pinturas, correções e reparação na estrutura e Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico do conjunto, desinterditando o Armazém Cultural, que foi embargado pelo Corpo de Bombeiros em 2016.
O projeto, que prevê ainda a adequação do Armazém cultural às normas do Corpo de Bombeiros, inclui a recomposição dos paralelepípedos e drenagem no entorno, além da pintura de toda a fachada externa dos prédios.
Armazém Cultural – O Armazém Cultural é um espaço para eventos localizado ao lado da Feira Central de Campo Grande. Com a finalidade de armazenar produtos que eram transportados pela via férrea, o Armazém foi construído em 1938. Reinaugurado em 15 de setembro de 2004, depois de ampla reforma, com a denominação de Armazém Cultural, o imóvel faz parte do complexo IMG_8325arquitetônico da Esplanada da Ferrovia de Campo Grande.
Com dimensões de 11,5m. x 125,90, o Armazém Cultural possui pouco mais de 1.440m2 de área livre, totalizando cerca de 1.520m2 de área construída. O Salão não possui forro, deixando aparentes as tesouras de madeira, as telhas e um duto circular do ar condicionado.
De acordo com a lei nº 4.357, de 27 de dezembro de 2005, sua denominação passa a ser Armazém Cultural Helena Meireles.
Já a Plataforma Cultural dispõe de um atelier para oficinas e workshops; uma galeria climatizada destina a exposições, chamada Galeria de Vidro, amplo espaço coberto e arejado, diante do qual ainda há o pátio a céu aberto.
O evento para apresentação do projeto de restauração e revitalização do Armazém e Plataforma Cultural contou com a presença do deputado federal Elizeu Dionízio; do diretor-presidente da Funsat, Cleiton Freitas Franco; da secretária-adjunta de Cultura e Turismo, Laura Miranda; da diretora-executiva de Comunicação Social, Lidiane Kober e da superintendente do Iphan, Maria Clara Scardini.
Assessoria
Notícias mais lidas agora
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
Últimas Notícias
123Milhas: prazo para incluir nome na lista de credores vai até terça
Medida para quem tem valor a receber ou corrigir valor a ser devolvido
‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
Rebeca foi indiciada por estelionato após as investigações da Polícia Civil
Homem morre atropelado por trator após descer para abrir cerca de fazenda em MS
Mesmo ferido, Valdecir tentou contato com três pessoas da fazenda, mas não obteve sucesso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.