Pular para o conteúdo
Cotidiano

Por sistema fora do ar, mulher com gravidez de risco não consegue consulta com especialista

Segundo ela, a consulta ainda não foi agendada porque o sistema está fora do ar desde a última semana. A gestante também relata  que não recebeu nenhum tipo de encaminhamento manual para receber o atendimento médico, enquanto o sistema não é normalizado.
Arquivo -

Grávida de 28 semanas e com gestação considerada de risco, uma usuária da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Botafogo denuncia dificuldade de conseguir marcar acompanhamento obstétrico de urgência.

Segundo ela, a consulta ainda não foi agendada porque o sistema está fora do ar desde a última semana. A gestante também relata  que não recebeu nenhum tipo de encaminhamento manual para receber o atendimento médico, enquanto o sistema não é normalizado.

“Já fui no CEM (Centro de Especialidades Médicas), no HU (Hospital Universitário), mas a consulta com o obstetra não pode ser marcada porque tem que partir do posto de saúde. Só que desde segunda-feira (14) eles afirmam que estão sem sistema. Também não recebi nenhum encaminhamento. Minha gestação é de alto risco”, afirma.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) confirmou que o Sisreg (Sistema Nacional de Regulação) enfrenta instabilidade desde a última semana, mas que “a gerência da unidade está orientado todas as pacientes que necessitem deste atendimento a procurarem diretamente o hospital com encaminhamento do médico da unidade para que não fiquem desassistidas”.

Confira a nota na íntegra:

“A UBSF Jardim Botafogo possui atendimento exclusivo para gestantes todas as segundas-feiras com 3 médicos fazendo o acompanhamento. As consultas de pré-natal e os agendamentos estão sendo feitas normalmente sem nenhum problema. 

Ocorre que, em casos mais complexos e de risco, as pacientes precisam ser reguladas (encaminhadas) para atendimento com especialista no hospital, tendo a unidade como referências o Hospital Universitário e a Maternidade Cândido Mariano. Este encaminhamento é feito via Sistema Nacional de Regulação (SISREG) que desde a última semana está em processo de atualização, ocasionando uma instabilidade momentânea, o que inviabiliza que a solicitação seja inserida no sistema.

A previsão é de que o sistema seja restabelecido nos próximos dias. Neste período,  a gerência da unidade está orientado todas as pacientes que necessitem deste atendimento a procurarem diretamente o hospital com encaminhamento do médico da unidade para que não fiquem desassistidas”.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

A denúncia foi enviada através do WhatsApp do Jornal Midiamax, no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Padrasto é preso em flagrante em Dourados por abuso sexual de enteadas

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Eduardo Bolsonaro anuncia que larga mandato para continuar nos EUA

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Últimas Notícias

Cotidiano

Atenção campo-grandenses: equipes do ‘fumacê’ circulam em sete bairros da Capital

Borrifação do fumacê será realizado das 16 às 22 horas

Política

De mudança do PSDB, Riedel lembra conversas com Lula: ‘Nunca perguntou meu partido’

"Minha palavra é só de gratidão ao Governo Federal", disse governador durante assinatura de convênio

Cotidiano

Profissionais da educação protestam contra demissões em Sidrolândia

Manifestantes alegam que receberam aviso de demissões em massa na última semana, com término dos contratos previsto para quinta-feira (17)

Política

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado