Rio conhecido pela cristalinidade ficou irreconhecível

​Cerca de 25 pessoas, que moram próximo aos rios Formoso, Mimoso, Olaria e Anhumas, em , distante 300 quilômetros de Campo Grande, ficaram ilhadas e tiveram de ser resgatadas, com o auxílio de barco, em decorrência das chuvas que caíram sobre o estado, nos últimos dias.

Nesta quarta-feira (21), a PMA (Polícia Militar Ambiental) foi acionada para resgatar um homem que estava ilhado na Ponto do Mateus, no córrego Saldanha. O nível da água subiu tanto que o salvamento também só foi possível com a utilização de barco.

Segundo a defesa civil municipal de Bonito, as chuvas fortes causaram estragos nas áreas urbana e rural porque o sistema de drenagem não consegue suportar a força das águas. Há registro de alagamentos em vários pontos do município. Não há registro de desabrigados do município até o momento.PMA já resgatou 25 ribeirinhos de enchente no rio Formoso

Na manhã desta terça-feira, o córrego Bonito transbordou e deixou vários moradores da cidade ilhados, impedindo o acesso de motocicletas e carros de passeio. O coordenador da Defesa Civil do Município informou que na última noite até esta manhã, o acumulado de chuva chegou a 245 milímetros.

Conforme a PMA, além de Bonito, estão sendo monitoradas as cidades de Bela Vista, fronteira com o Paraguai, e Aquidauana, onde a BR-262, no KM 461, foi interditada totalmente pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), na terça-feira (20).

Em apenas seis horas, segundo o meteorologista Natalio Filho da Uniderp, o volume de chuva em Aquidauana somou 139 milímetros.

Na cidade, a PMA resgatou vários animais em perigo, que foram levados a locais seguros. Nesta quarta-feira, os militares resgataram uma cutia que estava se afogando. O animal passa por cuidados veterinários e depois será solto em seu habitat natural.

(Colaborou Raiane Carneiro)