Durante a abertura do plantio de soja safra 2018/19, nesta segunda-feira (17), em Terenos, foi anunciado que o plantio da oleaginosa em Mato Grosso do Sul deve ultrapassar 10 milhões de toneladas.
Conforme dados do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga/MS), que é uma ferramenta da Aprosoja/MS, a área disponível para plantio da soja subiu 4% nas duas últimas temporadas, saindo de 2,8 para 3 milhões de hectares, com produtividade prevista em 59,2 sacas por hectare em 2018/19.
Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja do estado, Juliano Schmaedecke, a safra recorde em MS comprova a força da agricultura do estado. “Em 20 anos a produção estadual de soja cresceu 320%. Esse resultado não seria possível sem o trabalho do produtor sul-mato-grossense e sem o avanço das pesquisas. ”
Ainda durante o evento, que contou com a participação de 600 pessoas, o presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, destacou que a agricultura em Mato Grosso do Sul tem ambiente favorável para a produção de soja. “A produção apresentará um aumento de área inferior a 5%, mas com capacidade de produção elevada. A expectativa é atingir o patamar de 10 milhões de toneladas, resultado inédito amparado por novas tecnologias de produção.