Pular para o conteúdo
Cotidiano

PF mobilizou 200 policiais de cinco estados para reintegração de posse

50 viaturas, caminhões e até helicóptero foram acionados
Arquivo -

50 viaturas, caminhões e até helicóptero foram acionados

A montou um megaesquema para a reintegração de posse que estava prevista para acontecer na manhã desta segunda-feira (9) e que foi cancelada pela Justiça. Ao todo foram mobilizados policiais de cinco estados brasileiros. Um efetivo de 200 homens, entre federais e militares, foi destacado para agir por terra, em  helicópteros, caminhões, ônibus e viaturas.

Com medo de um possível conflito, a ministra Carmen Lúcia do STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu a liminar registrada na manhã desta segunda-feira cancelando a operação de cumprimento de mandado judicial em terra ocupada por indígenas em Caarapó, a 273 km de Campo Grande. 

Em nota, a PF afirma que o início da operação contou com deslocamento de tropas e comboio de viaturas de diversas forças de segurança federais e do estado. Para cumprir a determinação judicial, além da PF, participariam a PM (Polícia Militar), Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros, a Justiça Federal e o Exército.

Ainda segundo a Polícia Federal, equipes de outros estados também foram acionadas. “Policiais federais dos estados do Mato Grosso, Santa Catarina, , e Paraná foram recrutados para esta missão, além da tropa de elite da PF – COT (Comando de Operações Táticas) – e operadores da CAOP (Coordenação de Aviação Operacional), que vieram de Brasília especialmente para este trabalho”.

Para a reintegração da Fazenda Santa Maria, onde vivem os indígenas da etnia Guarani Kaiowá, foi montada estrutura com helicópteros, que chegaram a decolar, além de caminhões, ônibus e mais de 50 viaturas das forças de segurança e do Exército. Segundo a PF, as equipes chegaram até a fazenda, quando foram comunicados da suspensão da decisão liminar que determinava o da comunidade.

Com o cancelamento da operação, o efetivo empregado na operação retornou para Dourados, a 225 km de Campo Grande. Às 10h desta segunda-feira, haverá uma coletiva de imprensa em Dourados para explicar o motivo do cancelamento da operação.

Ocupação indígena

A ação seria executada pela Polícia Federal e Militar na Terra Dourados Amambaipegua I – onde o agente de saúde indígena Clodiodi Aquileu e Souza foi assassinado em 2016. De acordo a Funai, a reintegração deveria ser suspensa por ser uma área de “extremamente conflituosa”.

Segundo PF, o processo de negociação para a deocupação voluntária do local se arrasta desde o deferimento da decisão de reintegração de posse pela Justiça Federal de Dourados, em abril do ano passado. “Cerca de 60 indígenas ocupam os 119 hectares da Fazenda Santa Maria, que fica a aproximadamente 70 km do Centro de Dourados, limítrofe com a reserva indígena Te’ýi Kue, onde vivem cerca de 3.700 indígenas” afirma.

(Foto: Arquivo/ Ruy Sposati – Cimi)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bebê licença

Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso

temperaturas

‘Combo climático’ começa a influenciar tempo em MS neste domingo e deve trazer chuvas

frigorífico

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

volei

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

f1

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras bate Grêmio com gol relâmpago, vence 3ª seguida no Brasileirão e cola no Cruzeiro

Grêmio reagiu em alguns momentos da partida, mas nunca à altura do time palmeirense

Trânsito

Ultrapassagem teria causado colisão que deixou motorista em estado grave na BR-163

Um terceiro motorista teria tentado ultrapassar em faixa contínua e causado o acidente

Cotidiano

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

Nove funcionários teriam passado mal após suposto vazamentos

Esportes

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

Vitória representou uma reabilitação fundamental para o Fortaleza