Pular para o conteúdo
Cotidiano

“Pessoas vão morrer ano que vem”, alerta vereador sobre epidemia de dengue

Em tom de alarme, o vereador Dr. Lívio (PSDB) levantou o debate na Câmara Municipal de Campo Grande na manhã desta quinta-feira (29) sobre o perigo de infestação do mosquito Aedes Aegypti. O vereador apresentou dados do Lira (Levantamento Rápido de Índices por Aedes aegypti) da primeira semana de novembro, que mostra que entre 69 […]
Arquivo -

Em tom de alarme, o vereador Dr. Lívio (PSDB) levantou o debate na Câmara Municipal de Campo Grande na manhã desta quinta-feira (29) sobre o perigo de infestação do mosquito . O vereador apresentou dados do Lira (Levantamento Rápido de Índices por Aedes aegypti) da primeira semana de novembro, que mostra que entre 69 regiões da Capital, apenas 8 estão livres do perigo.

O documento colhe dados sobre a incidência do mosquito em cada uma das 69 regiões atendidas por unidades básicas de saúde. Destas, 27 regiões correm risco de infestação do mosquito, 34 regiões ficam em alerta e apenas 8 estão com índices satisfatórios. O vereador admite que foi alarmista no debate, mas acredita que muita gente pode sofrer com a epidemia. “A Prefeitura que prepare soro, sangue, paracetamol e colchões, vamos cobrar que população se conscientize”.

“Pessoas vão morrer ano que vem”, alerta vereador sobre epidemia de dengue
Vereadores debateram sobre o perigo do mosquito. (Foto: Richelieu Pereira)

Assustado com os números, o vereador frisou que além da falta de conscientização da população, o município não tem estrutura para prover assistência em uma possível epidemia. “Pessoas vão morrer ano que vem”, ressalta.

Outro fator lembrado pelo vereador foi de que a última epidemia de aconteceu em 2013. Ele explica que o mosquito tem ciclos de infestação e que o próximo deve acontecer em 2019. “É praticamente certo que teremos epidemia grave de dengue, zica e chikungunya, mas especialmente a dengue”, disse o vereador.

Na Câmara, outros colegas debateram a questão. O vereador Enfermeiro Fritz (PSD) explica que 80% dos focos são encontrados em residências e, que se a população não colabora, o poder público não tem condições de fazer toda a prevenção sozinho.

Para o vereador Ademir Santana (PDT), o poder público precisa disponibilizar lugares para o descarte de entulho, já que o lixo é responsável pelo acúmulo de água, se tornando um criadouro do mosquito. “Hoje só temos dois ecopontos e locais privados são muito caros”, disse.

Regiões em perigo

De acordo com o Lira, entre as regiões com alto risco de infestação do mosquito, estão as proximidades das seguintes UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidade Básica de Saúde da Família) Paradiso, Azaléia, Alves Pereira, Mata do Jacinto, Vila Fernanda, Universitário, Caiçara, Cruzeiro/Autonomista, Cohab, Aero Rancho IV, Jockey Club, Albino Coimbra, Vila , Carlota, Vida Nova, Estrela do Sul, Nova Lima, Maria Aparecida Pedrossian, Macaúbas, Moreninha, Dona Neta, Coophavila II, Jardim Antártica, Bela Vista/Jardim dos Estados, Iraci Coelho, 26 de Agosto e Botafogo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista de Fusion envolvido em acidente com morte de motociclista em Três Lagoas estava com CNH vencida

MPMS investiga armazenamento irregular de agrotóxicos em propriedade rural de MS

hospital regional

Com câncer raro, mulher espera por oncologista há cinco dias no Hospital Regional

Jornalista da GloboNews presta homenagens a publicitário campo-grandense

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Funsat

Programe-se: semana começa com 2,5 mil vagas de emprego na Funsat

Últimas Notícias

Esportes

Fifa estuda acabar com rebotes de pênaltis e ampliar a atuação do VAR antes da Copa de 2026

Existe também um apoio crescente da cúpula da Fifa e do Ifab em ampliar o escopo de atuação do VAR

Mundo

Mais de 30 pessoas morrem em naufrágio de barco turístico no Vietnã

ã. Até agora, socorristas locais encontram 34 corpos e socorreram 11 pessoas com vida

Esportes

Operário vence Monte Azul, mas fica longe de classificação na Série D

Galo precisava de combinação de resultados para seguir na competição

Cotidiano

Projeto social distribui agasalhos e sopão solidário neste domingo no Jardim Noroeste

Ação será realizada pelo projeto social Tocar a Fúria do Tigre