Pular para o conteúdo
Cotidiano

“Pessoas vão morrer ano que vem”, alerta vereador sobre epidemia de dengue

Em tom de alarme, o vereador Dr. Lívio (PSDB) levantou o debate na Câmara Municipal de Campo Grande na manhã desta quinta-feira (29) sobre o perigo de infestação do mosquito Aedes Aegypti. O vereador apresentou dados do Lira (Levantamento Rápido de Índices por Aedes aegypti) da primeira semana de novembro, que mostra que entre 69 […]
Arquivo -

Em tom de alarme, o vereador Dr. Lívio (PSDB) levantou o debate na Câmara Municipal de na manhã desta quinta-feira (29) sobre o perigo de infestação do mosquito . O vereador apresentou dados do Lira (Levantamento Rápido de Índices por Aedes aegypti) da primeira semana de novembro, que mostra que entre 69 regiões da Capital, apenas 8 estão livres do perigo.

O documento colhe dados sobre a incidência do mosquito em cada uma das 69 regiões atendidas por unidades básicas de saúde. Destas, 27 regiões correm risco de infestação do mosquito, 34 regiões ficam em alerta e apenas 8 estão com índices satisfatórios. O vereador admite que foi alarmista no debate, mas acredita que muita gente pode sofrer com a epidemia. “A Prefeitura que prepare soro, sangue, paracetamol e colchões, vamos cobrar que população se conscientize”.

“Pessoas vão morrer ano que vem”, alerta vereador sobre epidemia de dengue
Vereadores debateram sobre o perigo do mosquito. (Foto: Richelieu Pereira)

Assustado com os números, o vereador frisou que além da falta de conscientização da população, o município não tem estrutura para prover assistência em uma possível epidemia. “Pessoas vão morrer ano que vem”, ressalta.

Outro fator lembrado pelo vereador foi de que a última epidemia de aconteceu em 2013. Ele explica que o mosquito tem ciclos de infestação e que o próximo deve acontecer em 2019. “É praticamente certo que teremos epidemia grave de dengue, zica e chikungunya, mas especialmente a dengue”, disse o vereador.

Na Câmara, outros colegas debateram a questão. O vereador Enfermeiro Fritz (PSD) explica que 80% dos focos são encontrados em residências e, que se a população não colabora, o poder público não tem condições de fazer toda a prevenção sozinho.

Para o vereador Ademir Santana (PDT), o poder público precisa disponibilizar lugares para o descarte de entulho, já que o lixo é responsável pelo acúmulo de água, se tornando um criadouro do mosquito. “Hoje só temos dois ecopontos e locais privados são muito caros”, disse.

Regiões em perigo

De acordo com o Lira, entre as regiões com alto risco de infestação do mosquito, estão as proximidades das seguintes UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidade Básica de Saúde da Família) Paradiso, Jardim Azaléia, Alves Pereira, Mata do Jacinto, Vila Fernanda, Universitário, Caiçara, Cruzeiro/Autonomista, Cohab, Aero Rancho IV, Jockey Club, Albino Coimbra, Vila Corumbá, Carlota, Vida Nova, Estrela do Sul, Nova Lima, Maria Aparecida Pedrossian, Macaúbas, Moreninha, Dona Neta, Coophavila II, Jardim Antártica, /Jardim dos Estados, Iraci Coelho, 26 de Agosto e Botafogo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fornecimento de energia em Portugal pela elétrica EDP é totalmente restabelecido após apagão

Rodeio tem retorno garantido na 59ª Expoagro de Dourados

Médica autora de best seller sobre vida e morte faz palestra em prol do Hospital São Julião

Justiça marca audiência de ex-diretor da Agepen acusado de desvio milionário em fraude de contratos

Notícias mais lidas agora

Justiça nega pedido de despachante e mantém juíza em ação por fraude no Detran-MS

união brasil

União Brasil e Progressistas oficializam federação nesta terça-feira

Sargento que matou encanador a tiros se apresenta à polícia e é liberado em Campo Grande

Comissão de Agricultura da Câmara confirma participação na EXPOAGRO 2025 em Dourados

Últimas Notícias

Cotidiano

Gino Ferreira apresenta a 59ª Expoagro na Câmara de Vereadores de Dourados

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira, utilizará a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (28) para divulgar a programação da 59ª Expoagro, que ocorrerá de 9 a 18 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.

Famosos

Após término, Wanessa Camargo choca ao revelar se reataria com Dado Dolabella

Após dois meses do término, Wanessa Camargo deixa os fãs chocados ao falar sobre possível reconciliação com Dado Dolabella

Cotidiano

‘O mais difícil é não conseguir se comunicar com os familiares, diz campo-grandense sobre apagão em Portugal

Bianca vivenciou as horas de dificuldades na região do Porto sem energia elétrica e internet

Sem Categoria

Recurso no STJ pode anular multas de R$ 450 mil por ônibus lotados na pandemia

Após TJMS manter pagamento, município recorreu para reverter decisão