Pular para o conteúdo
Cotidiano

Para evitar enchentes, 2 mil caminhões de areia serão retirados do Córrego Segredo

Com capacidade para represar 40 milhões de litros d’água, o Córrego Segredo, região do Conjunto Estrela Sul, em Campo Grande, começou a receber trabalhos de desassoreamento de duas barragens para evitar enchentes. O maquinário foi encaminhado para limpar e melhorar a vazão do córrego, evitando que ele transborde principalmente na Avenida Ernesto Geisel com a […]
Arquivo -

Com capacidade para represar 40 milhões de litros d’água, o , região do Conjunto Estrela Sul, em , começou a receber trabalhos de desassoreamento de duas barragens para evitar enchentes. O maquinário foi encaminhado para limpar e melhorar a vazão do córrego, evitando que ele transborde principalmente na Avenida Ernesto Geisel com a Rashid Neder.

Conforme a (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), estão sendo utilizados 10 caminhões e duas retroescavadeiras e a previsão é de que nos próximos 40 dias seja retirada areia suficiente para lotar 2 mil caminhões, cada um com capacidade para transporte 10 metros cúbicos.

O acumulo de material que será retirado no córrego é basicamente areia, mas também tem pedras e troncos de árvores. Segundo o secretário-adjunto da SISEP, Ariel Serra, as barragens perderam a capacidade para reter água, funcionam apenas como vertedouros, reduzindo a capacidade de vazão do córrego.

Com isso, os pontos onde transbordam voltaram a acontecer ao longo do canal na Avenida Heráclito Figueiredo e a Ernesto Geisel.

“Parte desta areia desceu das cabeceiras há mais de sete anos, carregada quando a erosão  dentro da  Mata do Segredo que na época colocou em risco o corredor da  Nova Lima, a Rua Marques de Herval, exigindo a execução de uma obra de contenção na voçoroca aberta.  Ano passado, foi firmado um termo de compromisso com a empresa dona de um empreendimento na região, que retirou mais de  20 metros cúbicos da primeira represa”, diz Ariel Serra

Além da limpeza destas represas do Segredo, equipes da SISEP vão trabalhar na manutenção das barragens do Sóter, onde estão previstas algumas adequações para aumentar a capacidade de retenção de água e com isto melhorar a vazão. No trecho perto do shopping houve transbordamento na chuva do último de 3 de outubro.

O canal do córrego não teve como dar vazão ao volume de água que recebeu do lago do Parques das Nações Indígenas que está assoreado e já está na programação do Instituto Estadual do Meio Ambiente a retirada de areia.  A Prefeitura construir um piscinão dos altos da Avenida Mato Grosso, com capacidade para reter 22 milhões de litros de água.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lula

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Vereador conclui pedalada de 300 km em agradecimento a vida do filho: ‘Emoção indescritível’

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Últimas Notícias

Polícia

Trabalhadores encontrados mortos após acidente na MS-145 são identificados pela polícia

Os dois homens estavam desaparecidos, mas foram encontrados mortos na tarde desta quinta-feira, em Deodápolis

Polícia

Servidores são afastados de CAPS em Campo Grande por suspeita de fraudar prontuários

Ação realizada nesta quinta-feira faz parte da segunda fase da ‘Operação S.O.S Caixa Preta’

Cotidiano

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

Inscrição para este, e outros cursos, estão abertas

Polícia

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

O veículo foi recuperado horas depois no bairro Parque do Lageado