Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pacientes reclamam de ausência de médicos e demora no atendimento em UPA

Pela escala da Sesau, 5 clínicos gerais deveriam atender à tarde
Arquivo -

Pela escala da Sesau, 5 clínicos gerais deveriam atender à tarde

Pacientes que buscaram atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) , na tarde desta terça-feira (3), lamentaram sofridas horas de espera e ausência de médicos. Pela escala da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), 4 clínicos gerais e 5 pediatras deveriam atender a população.

“Cheguei aqui por volta das 13h, mas até agora não conseguir ser atendido”, conta o vigilante Adevaldo Santos da Costa, de 36 anos, que desistiu após 5h de espera. Ele disse que foi possível ver apenas uma única médica atendendo todos os pacientes que ali chegavam.

“Lá pelas 15h chegou um outro médico, mas ele ficou somente até as 17h e depois foi embora. A outra médica voltou a ficar sozinha depois disso”, confessa. O vigilante afirmou à reportagem do Jornal Midiamax precisou ser atendido outras vezes nas últimas duas semanas, mas o problema persiste. “Quem sofre é a população”.

A pensionista Isabel dos Santos, de 39 anos, chegou na UPA Vila Almeida por voltas das 13h30 para acompanhar a neta e o cunhado. Ela conta que antes de ir à UPA, verificou com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) quantos profissionais estariam atendendo nesta tarde, mas, segundo a pensionista “chegando aqui a realidade é outra”.

No local, a reportagem verificou que centenas de pessoas ainda aguardavam atendimento, tanto crianças quanto adultos. Todas as cadeiras do saguão principal estavam ocupadas, assim como no secundário.

“Cheguei aqui 8h da manhã, sentindo dormência no braço esquerdo e dor nas mãos, não consegui nem dormir direito, mas infelizmente estou indo para casa sem ser atendida”, lamentou a idosa Sebastiana Moreira dos Santos, de 65 anos.

Sebastiana, assim como Adevaldo, também afirmou que presenciou a entrada e saída do médico em questão. “Só vi uma clínica geral atendendo hoje, até a equipe do hospital confessou que só ela estava atendendo”, conta.

A reportagem foi ao local, inicialmente, para apurar denúncias de que haveria ausência de pediatras na UPA em questão. Em nota, a Sesau havia informado que todos os 5 especialistas escalados estavam atendendo, tanto no período matutino, quanto no vespertino.

Entretanto, após ouvir o que os pacientes tinham a dizer, verificamos que a maior reclamação do dia deles era, na verdade, sobre o número de clínicos gerais. Tentamos novo contato com a assessoria de imprensa da Sesau, mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos retorno. O espaço permanece aberto para manifestação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grávida de 8 meses é espancada pelo marido após discussão por jogos em Campo Grande

Briga generalizada em festa acaba com mulher ferida a facadas em Três Lagoas

Motociclista é assassinado a tiros por desconhecido em Dourados

VÍDEO: Vulcão entra em erupção na Rússia após 450 anos

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Manifestantes saem às ruas de MS por anistia e contra o STF

21º feminicídio em MS: Marido mata esposa na frente dos 5 filhos em Corumbá

MP quer firmar até setembro acordo com Patrola por dano ambiental de R$ 991 mil na MS-228

Com reservas, Palmeiras empata com o Vitória e fica 4 pontos atrás de Flamengo e Cruzeiro

Últimas Notícias

Trânsito

Acidente entre carreta e carro termina com jovem morto e dois feridos na BR-376

No carro estavam quatro pessoas

Polícia

Mulher é esfaqueada pelo marido e foge com filho para pedir socorro em oficina de Dourados

Vítima teve ser levada para o Hospital da Vida

Coluna

Crise hoteleira coloca em risco a COP30 em Belém

O Plano B da COP30 Não é surpresa dentro do Palácio do Planalto a notícia do presidente da COP30, André Corrêa, de que delegações estrangeiras pedem o “cancelamento” de Belém. Com a crise hoteleira na capital paraense – falta de hotéis, escassez de leitos e preços altíssimos – o Governo do Brasil voltou a planejar … Continued

Bastidores

[ BASTIDORES ] Ex-prefeito condenado se livrou de ação

Deputado de direita usou música e recebeu alerta: 'a banda é comunista'