Começa nesta segunda-feira (1) o , uma campanha mundial de enfrentamento e conscientização sobre o câncer de mama. O objetivo da campanha é aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade com um diagnóstico precoce, já que a doença tem mais chances de cura no estágio inicial.

Durante o mês, instituições públicas e privadas disponibilizam exames gratuitos para encorajar mulheres a tratar o câncer. Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), o câncer de mama matou 180 mulheres no estado em 2016. Só em Campo Grande, foram 87 vítimas da doença.

O câncer de mama é o segundo tumor mais comum no sexo feminino, já que Mato Grosso do Sul apresenta uma incidência de 830 novos casos de doença a cada 100 mil habitantes, conforme estimativa para 2018 e 2019, publicada pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer).

O câncer no Brasil

A estimativa é de que em 2018 e 2018 surjam 57,9 mil casos de câncer de mama. Em 2016, mais de 16 mil mulheres morreram vítimas da doença no Brasil, segundo dados do Datasus. O câncer de mama também pode acometer homens, porém é raro e representa apenas 1% do total.

Nas mulheres o câncer é mais comum após os 35 anos, especialmente, depois da faixa etária dos 50. Com o objetivo de aumentar o diagnóstico precoce da doença, o Ministério da Saúde, por meio do Inca, recomenda a realização periódica do exame de mamografia (a cada dois anos ou conforme critério médico), a mudança de hábitos alimentares, a prática de atividades físicas, além de evitar o consumo de álcool e cigarro.

(com informações da SES)