Onça resgatada em pátio de escola rural é levada para o Cras em Campo Grande

O filhote de onça pintada resgatada no pátio da Escola Rural Jatobazinho, em Corumbá, foi resgatado e encaminhado para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande. O animal foi avaliado, passou por exames e se recupera. A onça tem menos de dois anos de idade e deveria pesar 70 quilos, mas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O filhote de onça pintada resgatada no pátio da Escola Rural Jatobazinho, em Corumbá, foi resgatado e encaminhado para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande. O animal foi avaliado, passou por exames e se recupera.

A onça tem menos de dois anos de idade e deveria pesar 70 quilos, mas chegou a unidade com metade desse peso. A onça, que foi resgatada por acadêmicos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), apareceu no pátio da escola muito magra e ofegante, sendo resgatada por equipe encaminhada pela escola.

Primeiramente, o animal foi levado para o hospital veterinário da UFMS, em Campo Grande, onde passou por exames e recebeu os primeiros socorros. Depois ficou internado por uma semana e depois foi encaminhado para o Cras.

O filhote recebe alimentação duas vezes ao dia, além de vitaminas e antibióticos.

A coordenadora do Cras, bióloga Nara Teodoro Pontes, estima que demore ainda 15 dias para saber o resultado dos exames feitos no Hospital da UFMS, quando então será possível determinar se a onça tem alguma enfermidade, ou se a debilidade seja causada por falta de alimentação.

Nessa idade, os filhotes ainda andam na companhia da mãe. O fato de estar sozinha e muito fraca pode ser porque a onça não tivesse força para acompanhar o ritmo da mãe e dos irmãos, ou ainda que sua mãe possa ter sido abatida.

Devido ao estado de saúde do animal, a coordenadora do Cras disse que ficará isolado, com o mínimo de contato com humanos “porque isso gera estresse que atrapalha sua recuperação”. O Cras abriga outras 10 onças, mas todas pardas, a mais antiga chegou ao hospital há mais de 9 anos.

Conteúdos relacionados

lama