Mato Grosso do Sul já atingiu 355 ocorrências causadas por fenômenos climáticos ou geológicos neste ano. O número de ocorrências, foram contabilizadas até 26 de outubro, é o maior do Brasil. O 2º lugar é de Santa Catarina (239 ocorrências) e a 3ª posição é do Paraná (180). As informações são da Estadual.

Conforme o órgão, entre os desastres naturais registrados neste ano estão as inundações de , Anastácio, Miranda, Bela Vista, , Nioaque e Jardim, no início do ano; as cheias do rio Paraguai, em julho; e os vendavais em Caarapó e Bandeirantes, em setembro.

É o segundo ano de recorde consecutivo atingido por Mato Grosso do Sul no número de registros. Em 2017, o Estado ultrapassou pela primeira vez a marca de 100 ocorrências.

As ocorrências exigiram resposta rápida do poder público, como a ajuda humanitária para famílias de Aquidauana e Anastácio que tiveram prejuízos por causa das chuvas. Defesa Civil e Polícia Militar levaram cestas básicas, mantas, roupas, utensílios e até brinquedos para desalojados ou desabrigados.