Pular para o conteúdo
Cotidiano

MP-MS pede retificação em edital dos concursos da PM e Bombeiros

Após inúmeras denúncias dos candidatos aos concursos para o Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, o MP-MS (Ministério Público Estadual) entrou com uma ação civil pública a fim de retificar as condições de ingressos na carreira militar. Os editais contestados trazem, dentre os exames de saúde, de caráter eliminatório, […]
Arquivo -
Foto: Divulgação / PMMS
Foto: Divulgação / PMMS

Após inúmeras denúncias dos candidatos aos concursos para o Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, o MP-MS (Ministério Público Estadual) entrou com uma ação civil pública a fim de retificar as condições de ingressos na carreira militar.

Os editais contestados trazem, dentre os exames de saúde, de caráter eliminatório, a avaliação de acuidade visual em que será considerado apto o candidato que apresentar um índice mínimo de 20/25 (seguindo-se a escala de Snellen), em ambos os olhos, a seis metros de distância e sem correção. Também é necessário que o concorrente não tenha feito nenhuma cirurgia de correção de miopia dentre um período de 6 meses.

Ou seja, na prática, os candidatos que usam óculos e/ou lentes de contato não poderão disputar as vagas. No processo, o Ministério Público pede concessão da tutela de urgência antecipada a fim de possibilitar aos candidatos convocados ao Exame de Saúde a realização da prova de acuidade visual com correção (uso de óculos e/ou lente de contato).

Marco Antonio Moura foi aprovado em 13º lugar, nas 17 vagas do concurso para Oficial do Corpo de Bombeiros. O policial militar está na corporação há 12 anos e garante nunca ter sentido dificuldade de exercer suas atribuições legais pelo fato de ser míope e usar óculos.

“É uma exigência absurda já que não existe estudos técnicos que compravam que as pessoas que usam óculos são incapazes. Hoje o Estado tem na ativa diversos policiais militares e bombeiros que usam óculos e não querem se submeter a uma cirurgia de vista. Sou sargento na PMMS e na minha época não tinha isso no edital.”

A SAD (Secretaria de Administração e Desburocratização) afirmou, via assessoria de imprensa, que a exigência de acuidade visual mínima especificada nos editais dos concursos destinados ao ingresso nos quadros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul decorre de previsão expressa contida no parágrafo 2º do art. 37 da Lei n. 3.808, de 18 de dezembro de 2009, e considera as necessidades inerentes ao serviço ativo de cada cargo (soldado/oficial).

Em contrapartida do que é exigido no edital, a SAD garantiu que a condição individual e específica de cada candidato será avaliada pela Junta Médica, não implicando, portanto, na eliminação automática do candidato do Concurso Público.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sem recursos, família de homem morto por pistoleiros autoriza sepultamento em MS

Polícia é chamada para atender briga de casal e descobre maus-tratos contra irmãos em Campo Grande

‘Grande fato midiático’: Lívio considera CPI como marco do semestre na Câmara

Dia do detento

Condenado a 20 anos, barbeiro foragido é recapturado em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Sindicato oferece 75 vagas para mulheres em curso de construção civil

Últimas Notícias

Polícia

Homem é condenado a dois anos de prisão por matar jovem após briga por cães em MS

Réu ainda deve pagar indenização de R$ 10 mil à família da vítima

Famosos

Influenciador ‘toma’ pertences de luxo de convidados durante casamento; entenda

Durante casamento, o noivo Buzeira realizou o corte de gravata e passou ‘tomando’ os pertences de luxo dos convidados; entenda

MidiaMAIS

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Monstros mexicanos, os axolotes soltam um muco revolucionário para a medicina

Política

Governo do Estado firma acordo com 6 cidades para realização de programa de castração de pets

Nesta fase, programa de castração passará por Bonito, Bodoquena, Jardim, Miranda, Nioaque e Guia Lopes da Laguna