Cotidiano

Mensagens de texto da Defesa Civil não são golpe; saiba mais sobre o serviço

Serviço de alertas começou há duas semanas

Tatiana Marin Publicado em 26/01/2018, às 16h58

None

Serviço de alertas começou há duas semanas

Desde a semana passada moradores de Mato Grosso do Sul estão recebendo mensagens de texto da Defesa Civil, informando sobre o serviço de alertas de desastres naturais, como tempestades, vendavais, granizo e outros fenômenos meteorológicos. Entretanto muitos ficaram desconfiados e há quem pense que a mensagem trata-se de golpe.

Em grupos de WhatsApp pessoas relatam com surpresa estarem recebendo a mensagem que diz “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Alguns chegam a dizer que é golpe (confiram na imagem). E, de acordo com a Defesa Civil, muitos estão recorrendo ao órgão para saber se a mensagem é real. 

Moradores de MS ficam desconfiados com a mensagem e alguns acham que trata-se de golpe. (Reprodução/WhatsApp)

O serviço é realmente uma novidade e é resultado de trabalho conjunto entre as Defesas Civis dos estados com a Anatel. Junto com Mato Grosso do Sul, desde o dia 15 de janeiro foi liberado para Goiás e Minas Gerais, além do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul que já participavam do serviço.

Mensagens de texto da Defesa Civil não são golpe; saiba mais sobre o serviço

Segundo informações do Governo do Estado, em apenas uma semana, mais de 6 mil pessoas já haviam se cadastrado.

Como se cadastrar

O cadastro pode ser realizado respondendo a mensagem SMS recebida ou enviando solicitação para 40199. É possível cadastrar mais de um CEP e o serviço pode ser suspenso quando o usuário desejar, com o envio da palavra SAIR para o mesmo número de adesão.

Jornal Midiamax