Pular para o conteúdo
Cotidiano

Menos de 24 horas após fechar o pronto-socorro, Hospital Universitário já liberou 10 vagas

O HU (Hospital Universitário) está com o PAM (Pronto Atendimento Médico) desde as 13 horas da quinta-feira (17). A superlotação é a justificativa, já que o local abrigava 67 pacientes, quando a capacidade é de 26. Em menos de 24 horas após a decisão de fechar o atendimento, o HU já sente um alívio, 10 vagas foram liberadas.
Arquivo -

O HU (Hospital Universitário) está com o PAM (Pronto Atendimento Médico) desde as 13 horas da quinta-feira (17). A superlotação é a justificativa, já que o local abrigava 67 pacientes, quando a capacidade é de 26. Em menos de 24 horas após a decisão de fechar o atendimento, o HU já sente um alívio, 10 vagas foram liberadas.

De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, o pronto-socorro atende 57 pacientes nesta sexta-feira. “Os 10 foram remanejados para quartos que vagaram leitos”, disse. O HU informa que, em tese, os pacientes não devem se direcionar ao pronto-socorro, que está fechado, mas em caso de demanda espontânea, eles são orientados a procurar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou outro hospital.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), os hospitais já absorvem a demanda normalmente e os pacientes também podem ser encaminhados para as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) ou CRSs (Centro Regional de Saúde).

Na Santa Casa, o impacto do HU já foi sentido e o aumento do número de pacientes no pronto-socorro é visível. “Percebemos um aumento significativo na manhã de hoje, mas era o esperado, já que somos a maior porta de entrada. Nós trabalhamos com regulação, todo pronto-socorro está lotado e o nosso não é diferente, mas é menos caótica do que ano passado que tinha paciente jogado pelo corredor”, diz a Santa Casa. O pronto-socorro do Hospital atende diariamente 150 pacientes e afirma que está se reajustando para atender a demanda do HU.

Já no HR ( de Mato Grosso do Sul), a situação do pronto-socorro está sob controle. “Ainda não sentimos o impacto da demanda do HU, a situação está de acordo com o que enfrentamos no dia a dia”. Para o Regional, a lotação também é rotineira, já que a capacidade é de 77 pacientes, mas há 95 pessoas no pronto-socorro.

Superlotação no HU

O PAM do Hospital Universitário ficará fechado por 15 dias devido à superlotação e a dificuldade de atendimento à população. O hospital encaminhou à Secretaria de Estado de Saúde, ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Regional de Medicina (CRM) e ao Conselho Regional de Enfermagem, um ofício explicando a situação em que o local se encontra, ‘sem a menor condição digna de atendimento’, segundo documento.

Em nota, o hospital confirma que existe uma superlotação de pacientes nos leitos, que inclusive estão alocados no corredor e internados em cadeiras. “Não nos restou outra alternativa a não ser o fechamento completo do PAM por 15 dias para que possamos dar um atendimento digno aos pacientes que aqui estão”, disse o HU em nota.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão pega fogo na BR-163 e rodovia tem congestionamento de 3 km em Campo Grande

Em MS, mais de 8 mil aposentados e pensionistas do INSS já aderiram ao acordo de ressarcimento

Agência Brasil

Eduardo Bolsonaro pede que os EUA ‘mandem uma resposta’ ao Brasil após decisão contra o pai

Canadá: homem é formalmente acusado de terrorismo após sequestrar avião

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Ministro iraniano diz que negociações por acordo nuclear só são possíveis sem pressão

Últimas Notícias

Mundo

Mulher que postou vídeo de CEO no show do Coldplay se manifesta após polêmica

Vídeo publicado pela menina já acumula mais 60 milhões de visualizações na plataforma de vídeo

Brasil

Oposição classifica de arbitrárias medidas cautelares contra Bolsonaro

Em nota, opositores fizeram comparação entre Lula e Bolsonaro

Cotidiano

Semu oferece cursos gratuitos de vendas e automaquiagem em dois bairros de Campo Grande

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas por WhatsApp

Cotidiano

Incêndio atinge terreno no Jardim Presidente e fumaça é vista a quilômetros de distância 

Incêndio começou no início da tarde desta sexta-feira (18)