Pular para o conteúdo
Cotidiano

Menos de 24 horas após fechar o pronto-socorro, Hospital Universitário já liberou 10 vagas

O HU (Hospital Universitário) está com o PAM (Pronto Atendimento Médico) desde as 13 horas da quinta-feira (17). A superlotação é a justificativa, já que o local abrigava 67 pacientes, quando a capacidade é de 26. Em menos de 24 horas após a decisão de fechar o atendimento, o HU já sente um alívio, 10 vagas foram liberadas.
Arquivo -

O HU (Hospital Universitário) está com o PAM (Pronto Atendimento Médico) desde as 13 horas da quinta-feira (17). A superlotação é a justificativa, já que o local abrigava 67 pacientes, quando a capacidade é de 26. Em menos de 24 horas após a decisão de fechar o atendimento, o HU já sente um alívio, 10 vagas foram liberadas.

De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, o pronto-socorro atende 57 pacientes nesta sexta-feira. “Os 10 foram remanejados para quartos que vagaram leitos”, disse. O HU informa que, em tese, os pacientes não devem se direcionar ao pronto-socorro, que está fechado, mas em caso de demanda espontânea, eles são orientados a procurar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou outro hospital.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), os hospitais já absorvem a demanda normalmente e os pacientes também podem ser encaminhados para as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) ou CRSs (Centro Regional de Saúde).

Na Santa Casa, o impacto do HU já foi sentido e o aumento do número de pacientes no pronto-socorro é visível. “Percebemos um aumento significativo na manhã de hoje, mas era o esperado, já que somos a maior porta de entrada. Nós trabalhamos com regulação, todo pronto-socorro está lotado e o nosso não é diferente, mas é menos caótica do que ano passado que tinha paciente jogado pelo corredor”, diz a Santa Casa. O pronto-socorro do Hospital atende diariamente 150 pacientes e afirma que está se reajustando para atender a demanda do HU.

Já no HR ( de Mato Grosso do Sul), a situação do pronto-socorro está sob controle. “Ainda não sentimos o impacto da demanda do HU, a situação está de acordo com o que enfrentamos no dia a dia”. Para o Regional, a lotação também é rotineira, já que a capacidade é de 77 pacientes, mas há 95 pessoas no pronto-socorro.

Superlotação no HU

O PAM do Hospital Universitário ficará fechado por 15 dias devido à superlotação e a dificuldade de atendimento à população. O hospital encaminhou à Secretaria de Estado de Saúde, ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Regional de Medicina (CRM) e ao Conselho Regional de Enfermagem, um ofício explicando a situação em que o local se encontra, ‘sem a menor condição digna de atendimento’, segundo documento.

Em nota, o hospital confirma que existe uma superlotação de pacientes nos leitos, que inclusive estão alocados no corredor e internados em cadeiras. “Não nos restou outra alternativa a não ser o fechamento completo do PAM por 15 dias para que possamos dar um atendimento digno aos pacientes que aqui estão”, disse o HU em nota.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)