Nove cidades no estado estão em situação de emergência por causa das . , Iguatemi, Coronel Sapucaia, Amambai, , Itaquiraí, , e Bandeirantes. Segundo o jornal DouradosAgora, a Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) já iniciou as vistorias nos municípios.

A Defesa Civil decretou emergência em Caarapó, Jardim e Bandeirantes. A Defesa Civil da União reconheceu a situação desses municípios e garantirá agilidade na obtenção de recursos financeiros ou materiais.

As outras cidades precisam fazer a entrega de relatórios para que o estado possa decretar situação de emergia por eles e garantir ajuda.

Para prevenir a população a Defesa Civil disponibiliza um mecanismo de alerta de emergia para tempestades, raios e grandes precipitações. Para utilizar esse recurso basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 informando no texto o CEP (apenas número).

O mesmo usuário pode cadastrar mais de um CEP encaminhando as mensagens separadas. Com o cadastro sempre que houver risco de desastres naturais na região o usuário será avisado.