Bloqueio é por tempo indeterminado

A fronteira entre o Brasil e a está fechada desde esta terça-feira (09) devido a um protesto que pede a revogação do Código Penal naquele país. O movimento tem apoio do setor de transporte e da classe da saúde, segundo publicado pelo jornal Folha MS, de .

O governo boliviano emitiu nota dizendo que o trânsito na Bolívia estava normalizado e que não confirmou o fechamento da fronteira. Entretanto motoristas decidiram pela interdição das vias e na fronteira, será por tempo indeterminado.

O presidente da associação de transporte pesado em Arroyo Concepcion, Angel Saabedra, disse ao Folha MS que a medida tomada em relação ao fechamento da fronteira não é uma petição apenas do setor de transporte.

“Quero esclarecer que é em apoio ao transporte pesado nacional, e será por  tempo indefinido. Queremos a revogação do Código Penal e esperamos no decorrer do dia, o governo nos escute e tome alguma posição. Não é um tema apenas do setor de transporte, mas sim, de todos os bolivianos. Nós não queremos viver um comunismo”, disse Angel enfatizando o apoio de toda população fronteiriça. Angel informou que a classe da saúde, por meio dos médicos deverão se juntar ao ato no decorrer do dia.

Apenas carros e caminhões estão impedidos de passar, pessoas a pé tem passagem permitida. “As pessoas que queiram cruzar a fronteira a pé, podem seguir normalmente. Apenas não passam veículos”, afirmou Angel.

Manifestação contra Código Penal da Bolívia fecha fronteira com o Brasil

Eles esperam que o governo atenda o pedido da liderança nacional que, exige a revogação do Código Penal, sendo o artigo 205 no caso da classe médica e do artigo 137 do setor de transporte boliviano.

Para os viajantes, que necessitam da retirada de documentos para a entrada e saída do país vizinho, o setor de Migração, está funcionando normalmente.