Recentemente alguns dos prematuros da Maternidade Cândido Mariano participaram de um ensaio fotográfico em que figuraram como heróis. E eles são! Mas para muitos bebês que nascem antes do tempo, a luta pela vida não é a de somente se desenvolver fora da barriga, mas passar pelas vulnerabilidades sociais em suas famílias.
Pensando nisso, os voluntários de Campo Grande do programa Mãos que Ajudam vão presentear mães carentes com kits para seus recém-nascidos. Ao todo, 100 conjuntos de produtos, contendo fraldas, sabonete, shampoo, lenços umedecidos, manta, pano de boca, body, entre outros e até polvos de tricô/crochê serão doados para bebês prematuros. Alguns dos itens foram confeccionados pelos próprios doadores. Cerca de 200 mulheres voluntárias de Campo Grande, estão envolvidas na elaboração do material desde o começo do ano.
A entrega dos kits acontecerá no dia 24 de novembro, às 9h na própria maternidade, que fica à Rua Cândido Mariano, 2644. Os kits serão entregues às mães internadas e o restante será entregue às assistentes sociais do hospital, que farão a distribuição gradativa do material a parturientes que necessitarem, conforme a demanda. A solenidade contará com a presença das voluntárias e do diretor presidente da Maternidade Cândido Mariano, Dr. César Galhardo.
Programa Mãos Que Ajudam
O programa “Mãos que ajudam” está presente em vários países e, em Campo Grande, conta com cerca de 900 voluntários, membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e por membros da comunidade.
O programa é conhecido mundialmente pelas inúmeras ações sociais que desenvolve em benefício do próximo. Um dos trabalhos mais conhecidos do “Mãos que Ajudam” consiste em realizar serviços voluntários de limpeza, reforma e outros serviços em escolas, praças, parques, creches e outras instituições públicas.
Além disso, em caso de catástrofes, os membros da igreja são muito conhecidos pela rapidez como agem em situações como essas, sendo um dos primeiros a chegarem como voluntários para ajudar na assistência às pessoas, levando mantimentos, produtos de higiene, roupas, água potável e outros produtos necessários para a sobrevivência das famílias fragilizadas por desastres naturais.
Em Mato Grosso do Sul o Mãos Que Ajudam entrou em ação quando a população de Aquidauana sofreu com a enchente. O programa forneceu colchões e alimentos. Em outras oportunidades, foram doadas milhares de cadeiras de rodas feitas sob medida.