Pular para o conteúdo
Cotidiano

Show no céu: hoje tem Lua de Sangue, eclipse e Marte mais perto

É nesta sexta-feira! Quem olhar para o céu no começo da noite vai poder acompanhar o eclipse total da Lua, a Lua de Sangue e Marte ‘mais perto’. O eclipse total da Lua será o mais longo do século 21, com duração de 102 minutos. No Brasil, dependendo da localidade, será visível por cerca de […]
Arquivo -

É nesta sexta-feira! Quem olhar para o céu no começo da noite vai poder acompanhar o eclipse total da Lua, a Lua de Sangue e Marte ‘mais perto’. O eclipse total da Lua será o mais longo do século 21, com duração de 102 minutos. No Brasil, dependendo da localidade, será visível por cerca de uma hora, mas somente a metade final do eclipse. Além do fenômeno, será possível observar a Lua de Sangue.

Mas, calma! A Lua não vai ficar exatamente vermelha. É assim que é chamado o efeito laranja avermelhado que a Lua assume durante o eclipse total.

O início do eclipse total será às 15h30 (horário de MS), mas nesse horário a Lua ainda não é visível no Brasil. Para os campo-grandenses, a lua vai nascer no horizonte às 17h18 (horário de MS) e será possível ver o fenômeno apenas parcialmente até 18h19 (horário de MS). Será possível acompanhar o eclipse a olho nu, mas um binóculo ajuda ainda mais. A dica é procurar um local mais a leste e aberto, com pouca luz artificial.

A capital que terá maior visibilidade do eclipse será Recife e, quanto mais ao litoral, melhor será a visibilidade. De acordo com os astrônomos, não será possível acompanhar a totalidade do eclipse no Brasil, pois quando a lua aparecer no horizonte leste brasileiro no final da tarde, ela já estará eclipsada.

Além do eclipse e da Lua de Sangue, a visibilidade dos planetas no céu de julho está maior. principalmente Marte que está em máxima brilhância e estará próximo da Lua no dia do eclipse: Vênus está visível a oeste após o pôr do Sol, Júpiter já está alto no céu quando o Sol se põe, Saturno está visível também no início da noite a leste. Marte que está em máxima brilhância e estará visível a leste logo no início da noite, um pouco mais alto que a Lua.

Eclipse

Um eclipse ocorre sempre que um corpo entra na sombra de outro. Todo corpo extenso, ou seja, que não é um ponto, produz duas regiões de sombra: umbra e penumbra. A umbra é a região da sombra que não recebe luz de nenhum ponto da fonte luminosa e a penumbra é a região da sombra que recebe alguma luz da fonte luminosa.O eclipse da lua é

O eclipse será total se a Lua estiver totalmente mergulhada na umbra, será parcial se a Lua estiver parcialmente na umbra e será penumbral quando a Lua passar somente pela penumbra.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sejusp suspende nomeação de perito condenado por corrupção e mais 11 servidores

Bolsonaro vai ser preso? Entenda

VÍDEO: Congresso da UNE tem confusão entre movimentos estudantis e universitários de MS são agredidos 

Trump volta a ameaçar Brics com tarifa de 10% e diz que não permitirá perda de valor do dólar

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Caminhão caiu em ribanceira após pegar fogo na BR-163 em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dentro do veículo foram localizados 400 volumes de produtos ilegais

Economia

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

É a maior alta desde o início de junho

Cotidiano

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Mato Grosso do Sul soma 8.402 adesões

Brasil

Porto de Santos vive corrida de exportadores antes de tarifas dos EUA

Porto brasileiro é o maior da América Latina, responsável por 30% em média da corrente comercial do Brasil