Pular para o conteúdo
Cotidiano

Clientes lesados pelo Flexpark podem ingressar em ação do MP

O titular da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos da comarca de Campo Grande, juiz Marcel Henry Batista de Arruda, publicou na última quinta-feira (8) edital para que consumidores que tenham sido lesados pela cobrança indevida de estacionamento pelo serviço Flexpark integrem a ação. A abertura do edital foi solicitada pelo MP-MS […]
Arquivo -

O titular da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos da comarca de , juiz Marcel Henry Batista de Arruda, publicou na última quinta-feira (8) edital para que consumidores que tenham sido lesados pela cobrança indevida de estacionamento pelo serviço integrem a ação.

A abertura do edital foi solicitada pelo MP-MS (Ministério Público Estadual) em processo iniciado no fim de outubro deste ano, a fim de que os consumidores que provarem a cobrança indevida sejam ressarcidos em dobro dos valores recolhidos aos sábados, conforme estipula o artigo 94 do Código de Defesa do Consumidor. O prazo para ingresso foi estipulado em 30 dias.

Na ação, o MP-MS alega que a empresa Metropark teria lucrado R$ 2.689.791,47 decorrente de cobranças de estacionamento aos sábados nos últimos dez anos. De acordo com o órgão, as cobranças são indevidas, já que um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado em 2002, que permitiu a cobrança, foi condicionado à implantação de melhorias não atendidas, conforme o MP-MS.

O órgão também alega que o contrato entre a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e a Metropark previa o repasse de 28,5% da arrecadação bruta decorrente do serviço Flexpark – ou seja, sem descontos, inclusive dos 5% de ISS (Imposto Sobre Serviço). O MP-MS aponta, todavia, que o montante atualmente repassado consiste em 23,5%, ou seja, tendo sido efetuado o desconto do imposto municipal.

O número de vagas com parquímetros também é alvo do MP-MS por figurar como enriquecimento ilícito. O contrato inicial previa exploração de cerca de 2.200 vagas pagantes e, segundo a petição, a empresa cobrou 2.209 vagas de 2002 a 2012, sendo 2.060 vagas no Centro e 149 nas imediações do Fórum de Campo Grande.

Com o aditivo ao contrato, assinado em 2002, a Agetran permitiu a exploração de mais 213 vagas, o que oficialmente totalizaria 2.422 pontos de estacionamento cobrados. Porém, a Agetran já teria declarado a existência de 2.525 vagas pagantes, das quais 103 seriam excedentes do contratualmente permitido. Ademais, já existiriam 48 vagas numeradas pela empresa, mas sem o parquímetro.

Assim, a Flexpark estaria explorando, ao todo, 2.774 na Capital, 352 além do previsto em contrato. “Como o benefício angariado pela requerida Metropark Administração Ltda. é fato irrefutável, com referida empresa concessionária tendo experimentado enriquecimento ilícito, isso com efetiva lesão ao erário, ao caso aplica-se a hipótese de ressarcimento integral do dano”, aponta a peça do MP-MS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Corinthians basquete

NBB: Vasco, Flamengo e Corinthians avançam às quartas de final

Lanterna do Brasileirão, Sport demite técnico português Pepa após derrota para o Fluminense

aposentadoria inss

Canal sem intermediários deve ser usado para pedir ressarcimento de desconto indevido ao INSS

mulher celular

Mulher tem celular clonado após receber proposta de emprego em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Violência doméstica atinge em média 60 mulheres por dia em Mato Grosso do Sul

vereadores

CPI do Consórcio: 1ª oitiva teve mudanças sem aviso e vereadores abandonando reunião

Vacinação contra a gripe

Com mais de 70 mil doses já aplicadas, procura pela vacina contra a gripe segue alta em Campo Grande

cardeais papa

Conclave: 131 cardeais já estão em Roma para escolher novo Papa

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Tomou posse e fez discurso’: Web reage a show histórico de Lady Gaga e não economiza nos memes

Cantora fez show na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro neste sábado

Famosos

Após mais de 10 anos de espera, Lady Gaga reúne público de 2,1 milhões de pessoas em show histórico em Copacabana

Última apresentação da cantora no Brasil aconteceu em 2012 e retorno era esperado pelos fãs brasileiros

Mundo

Capela Sistina está quase pronta para Conclave que escolherá novo papa

Pintura de paredes e adornos internos do monumento estão sendo retocadas

Brasil

Do hospital, Bolsonaro posta foto de cirurgia com barriga aberta e intestino à mostra

Bolsonaro está no hospital desde o dia 13 de abril, quando foi submetido a uma cirurgia