Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça autoriza Minerworld a abrir conta em exchange para pagar clientes

O juiz David de Oliveira Gomes Filho deferiu o pedido da empresa Minerworld para abrir uma conta em um câmbio de criptomoedas, a fim de depositar o saldo decorrente da Minertech, fazenda de mineração no Paraguai, reativada em agosto. A empresa, que é ré em ação que corre na 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos […]
Arquivo -

O juiz David de Oliveira Gomes Filho deferiu o pedido da empresa para abrir uma conta em um câmbio de criptomoedas, a fim de depositar o saldo decorrente da Minertech, fazenda de mineração no Paraguai, reativada em agosto.

A empresa, que é ré em ação que corre na 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de por crime contra a economia popular, propôs à Justiça que o saldo de mineração nas criptomoedas Litecoin, Ethereum, Dashcoin e Bitcoin, decorrentes de mineração na Minertech, seja mensalmente depositado em nova carteira digital, cujos dados de acesso ficarão em poder da Vara na qual o processo corre.

O pedido foi apresentado na ação em setembro deste ano. Dias depois, em decisão interlocutória, o juiz David de Oliveira Gomes Filho pediu parecer do MP-MS (Ministério Público Estadual de MS) acerca do pedido, o que ocorreu no início de outubro, em documento no qual o promotor de justiça Luiz Eduardo Lemos de Almeida pediu acolhimento da proposta.

“A requerida Minerworld pediu autorização para abrir uma conta em corretora brasileira para receber as criptomoedas produzidas pelas máquinas que a requerida possui no Paraguai, ou, alternativamente, que seja autorizada a conversão destas moedas em reais e o depósito judicial. O Ministério Público concordou com a proposta. Assim, defiro o pedido de depósito judicial vinculado a este processo, em reais, dos valores obtidos com a mineração de criptomoedas, conforme proposto. A guia de depósito deverá ser obtida conforme orientação do cartório”, traz trecho da decisão atual, com data de 5 de novembro de 2018.

A proposta

De acordo com o pedido da defesa, os depósitos de saldo de criptomoedas serão efetuados sempre no último dia de cada mês, com apresentação, nos autos, da prestação de contas do saldo de criptomoedas mineradas e dos gastos efetuados para manutenção para o funcionamento mínimo da empresa. Isso porque ainda existiriam gastos operacionais básicos e pagamento de passivo decorrente da demissão de funcionários e das rescisões com os prestadores de serviço.

No parecer do MP-MS, o promotor de justiça argumentou que o deferimento da propostas “não representa, nem pode vir a representar, qualquer anuência/aquiescência do Poder Judiciário ou do Ministério Público Estadual com as atividades da Minerworld S.A. e dos demais requeridos”, já que a petição inicial considera ilícitas, “fundamentando, até mesmo, pedido de dissolução das pessoas jurídicas demandadas”.

Para o Ministério Público, o depósito em subconta judicial é a “via recomendável e segura, sendo francamente preferível a qualquer outra forma de reserva de valores, ainda que gerida e administrada pelo juízo”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Filha de Gilberto Gil, cantora, empresária e apresentadora deixou legado contra o racismo

Esportes

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Com a vitória, ‘Verdão’ entrou no G4 do Campeonato Brasileiro

Polícia

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Agressor ameaçou matar a família da vítima, militares e até familiares dos policiais

Mundo

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Vítima usava corrente de 9 kg no pescoço e quem fazia o exame era esposa dele