Maio já está no final e o que a meteorologia indica é a chegada de uma frente fria bem no começo de junho, com temperatura mínimas chegando a 6°C, no extremo sul do Estado e chuva em várias cidades sul-mato-grossenses. As temperaturas mínimas devem ficar mais baixas entre os dias 1° e 2, sexta-feira e sábado.

De acordo com prognóstico do meteorologista Natálio Abrãao Filho, da estação meteorológica da Uniderp, até a quarta-feira (30), poucas mudanças devem ser observadas no tempo. O dia deve ser de sol, baixa umidade relativa do ar, névoa seca e nuvens variando. As temperaturas mínimas, que são registradas logo no comecinho da manhã, ficam em torno dos 17°C. No período da tarde, as temperaturas entram em elevação e podem chegar a 28°C.

No dia 31, feriado de Corpus Christi, as coisas começam a mudar. Durante a tarde, ventos pré-frontais entram pelas regiões sudeste, sul e sudoeste. É esperado o aumento de nuvens e chuva isoladas durante a noite. No sul do Estado, entre as cidades de Dourados, Ponta Porã e Amambaí, o tempo fica instável com nevoeiro pela manhã.

Junho vai começar com muitas nuvens e queda acentuada de temperatura em Mato Grosso do Sul. A manhã da sexta-feira (1º) terá muitas nuvens e queda acentuada na temperatura. Previsão de chuva leve entre Dourados a Sete Quedas e umidade relativa do ar em elevação.

Os cuidados devem ser redobrados nas estradas com o nevoeiro, que deve se formar. Em , a mínima será de 13°C. No sul do Estado, as temperaturas mínimas ficam baixas: Dourados 11°C; Ponta Porã 11°C; Amambai: 9°C.

No sábado (2), previsão de pouca chuva e céu mais claro. As temperaturas seguem com mínimas abaixo de 10°C em Campo Grande, 6°C em Dourados e Ponta Porã. Há pequena chances de geada entre Aral Moreira e Paranhos.

Na região do Pantanal, Corumbá, Porto Murtinho, Ladário e Miranda, o frio também vai chegar desta vez. Há poucas chances de chuva, mas a temperatura mínima pode chegar a 10°C, no sábado (2).

O frio vai embora gradativamente no começo da semana, no domingo (3), mas, ainda há previsão de chuva no , norte, nordeste e leste.