Um grupo de jornalistas se reuniu na manhã deste sábado (27) no cruzamento da Rua 14 de Julho com a Barão do Rio Branco, centro de , para orientar e esclarecer dúvidas de eleitores sobre fake news.

Com caixa de som, mesas especificando os temas a serem esclarecidos e com camisetas estampadas com o nome do movimento, os profissionais acordaram cedo para intensificar as atividades propostas do ‘Jornalistas pela Democracia'.

O jornalista Walter Gonçalves, de 67 anos, explica que o movimento surgiu depois que a categoria demonstrou preocupação com a democracia, mas também destaca que o movimento não é partidário, mas apenas com o intuito de tirar dúvidas dos moradores para que possam votar com consciência.

“Depois que muitas notícias falsas que circularam por aí, sentimos a necessidade de ajudar o eleitor a esclarecer essas questões Estamos aqui exercendo o nosso papel de jornalista”, disse a reportagem.

Jornalistas se reúnem no centro para esclarecer dúvidas de eleitores sobre fake news
Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax

Zana Zaidan, também jornalista, afirma que o movimento é de muita importância para que as pessoas possam se conscientizar na hora do voto.

“A intenção aqui é desmitificar esses temas que tanto foi gerado fake News nesse período de eleições”, afirmou, esclarecendo que o movimento ‘Jornalistas pela Democracia' é constituído por profissionais voluntários e independentes.

Os profissionais selecionaram os temas a serem esclarecidos, temas como ideologia de gênero, kit gay nas escolas, lei Rouanet, voto nulo x branco e outros.

Aproveitando que estava no centro da Capital, Deucileide Barbosa, de 40 anos, disse que o movimento chamou atenção e decidiu parar para ouvir mais explicações sobre ideologia de gênero. Ouvindo com atenção as verdades e mentiras sobre o tema, a moradora saiu satisfeita: “Tudo ficou claro como uma nuvem”, pontuou.

A ação vai acontecer até o meio dia deste sábado, em frente ao ‘Bar do Zé', na Barão do Rio Branco.