Árvore que já é cartão postal para quem visita Mato Grosso do Sul, o ipê amarelo passa agora a ser símbolo do estado, por força de um projeto de lei sancionado nesta terça-feira (17) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

A proposta estabelece que o Ipê-amarelo é a árvore símbolo do Estado, e que deve ser empregada em documentos oficiais, imagens publicitárias e demais peças de comunicação com o objetivo de divulgar as belezas naturais e botânicas de Mato Grosso do Sul.

O projeto de lei foi proposto pelo deputado Renato Câmara (MDB). “O Ipê-amarelo está presente em todos os municípios do Estado, sendo representado na arte e na vida de nossa população. A designação para representar o MS representa um estímulo à sua preservação”, afirma.

Conforme o texto do projeto, a lei deve entrar em vigor 30 dias depois de sua publicação, quando o governo do Estado deverá adotar o uso da imagem da árvore em seus documentos oficiais.

O Ipê-amarelo (Handroanthus Albus) pode atingir até 30 metros de altura e é conhecido pela sua floração chamativa, que também aparece nas cores rosa, roxo e branca. A árvore começa a florescer no fim de agosto e começo de setembro.