Um relatório da Comissão Provisória de Acompanhamento dos Refugiados foi entregue nesta sexta-feira (27) ao Conselho sobre as atividades realizadas e os avanços. Documento foi entregue na OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil).

Os integrantes da Comissão visitaram , 426 km de Campo Grande, nos dias 13 e 14 de julho. Foi verificado que a situação dos imigrantes era grave e havia uma necessidade de ações conjuntas emergenciais do Poder Público.

O relatório foi entregue ao Ministro de Segurança Pública Raul Jungmann, que esteve em Campo Grande no dia 19 de julho. Presidente da Comissão, Elton Luís Nasser de Mello, contou ao ministro a necessidade do efetivo da Polícia Federal na região para atender os refugiados.

Uma força tarefa foi montada pela Polícia Federal e a situação dos refugiados no município foi controlada.

O Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche enelteceu o trabalho realizado pelo Comissão e destacou a importância da participação da Ordem em assuntos de interesse da sociedade.

“Quero enaltecer o trabalho realizado pelo Presidente e pela Comissão de refugiados, dignificando a nossa instituição e mostrando mais uma vez para a sociedade quão importante é a participação da Ordem na sociedade, atendendo os reclamos que precisam e principalmente no que tange a dignidade da pessoa humana”.

No dia 3 de agosto será realizada uma Audiência Pública, de iniciativa do MPF, para traçar planos para uma atuação preventiva.